Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Prédio da prefeitura tem vistoria para prevenção ao Aedes aegypti

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Nesta sexta-feira, 11, servidores da Equipe de Fiscalização Ambiental (EFA) da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS/SMS) vistoriaram o prédio administrativo da prefeitura localizado na rua Siqueira Campos, no Centro Histórico da Capital, em relação a criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na agenda, de acordo com o chefe da EFA, Jerônimo Carvalho, também foi prestada orientação para eliminação e prevenção de criadouros do inseto.
 
No prédio de 14 andares, que abriga diversos órgãos municipais, entre eles a Secretaria Municipal de Administração (SMA), responsável pela manutenção do local, a principal recomendação dos agentes de fiscalização foi em relação aos pequenos recipientes, como pratos de vasos, que podem acumular água. Vistoria no terraço indicou a necessidade de remoção de materiais excedentes de obras, como latas de tinta e caliça. Ralos pluviais e calhas estavam secos, não configurando risco para a existência de criadouros do vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. 
 
Para a chefe da Coordenação de Administração e Serviços da Secretaria Municipal de Administração (SMA), Sílvia Antonacci, a atividade atendeu à necessidade dos gestores locais. “Estamos mais capacitados para fazer nossa lição de casa, a partir de informações esclarecedoras e da vistoria, que teve também um caráter educativo”, frisou.
 
Capacitação – Além da ação na prefeitura, a CGVS participou, na manhã desta sexta, do evento Zika Zero, promovido pela representação da Advocacia-Geral da União (AGU) na Capital. A bióloga Maria Mercedes Bendati foi a representante da prefeitura no evento, que reuniu cerca de 40 pessoas. Ela abordou aspectos da prevenção e controle ao mosquitoAedes aegypti.
 
Bloqueios – Ao longo da sexta-feira, a CGVS realizou duas aplicações de inseticida no bairro Cristal, para matar mosquitos adultos e diminuir o risco de transmissão viral na região, depois da confirmação de um caso autóctone de dengue. Um total de 164 imóveis receberam a pulverização.
 
Na segunda-feira, 14, a partir das 9h30, a CGVS vai realizar a operação de inseticida no Centro Histórico que foi cancelada nesta semana por causa do mau tempo. O local da aplicação do veneno é o seguinte:
 
- rua Demétrio Ribeiro, entre Washington Luís e Cipriano Ferreira;
- rua Duque de Caxias, entre Washington Luís e Cipriano Ferreira;
- rua Washington Luís, próximo à General Vasco Alves até próximo à rua Gal. Portinho;
- rua General Vasco Alves, entre ruas duque de Caxias e Washington Luís;
- rua Cel. Fernando Machado, entre Cipriano Ferreira e Vasco Alves.
 
Nessas áreas das aplicações, a prefeitura também realizará visitas domiciliares de orientação e busca ativa de casos não notificados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário