Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

terça-feira, 15 de março de 2016

Já funciona a primeira parada de ônibus com energia solar

Foto: Vinicius Ferrari/Divulgação PMPA
Nesta terça-feira, 15, entrou em funcionamento em Porto Alegre a primeira parada de ônibus abastecida com energia solar. O ponto de ônibus fica localizado na av. Ipiranga, próximo à esquina com a rua Jornal do Brasil e o Colégio Protásio Alves, sendo equipado com um painel solar e duas baterias. O equipamento, instalado pela Coordenação de Mobiliário da EPTC, tem autonomia suficiente para acender as lâmpadas da parada por até seis dias seguidos sem exposição direta ao sol.
 

Projeto Cruviana deve levar energia solar e eólica para 10 mil indígenas

Divulgação / Aldenir - Cadete ISA
O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Universidade Federal do Maranhão, anunciou na última quarta-feira (9) a instalação de um sistema de geração de energia eólica e solar para abastecer comunidades tradicionais da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O projeto, batizado de Cruviana, integra o programa Luz para Todos do governo federal.

Geração de energia solar é isenta do Imposto de Circulação de Mercadoria

Foto: Pixabay.com
Os baianos já podem investir na geração de até 75 quilowatts, por meio de painéis fotovoltaicos (energia solar), para o abastecimento residencial, com garantia de isenção do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS).

Sandra apoia geração de energia solar em represa de hidrelétricas

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A senadora Sandra Braga (PMDB-AM) registrou nesta terça-feira (15) o lançamento, nas hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia, e de Balbina, no Amazonas, dos primeiros projetos no mundo de exploração de energia solar em lagos de usinas com uso de flutuadores.

Santa Tereza e Guarujá têm aplicação de inseticida nesta quarta

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Partes dos bairros Santa Tereza e Guarujá terão aplicação de inseticida nesta quarta-feira, 16. De manhã, em Santa Tereza, por causa da confirmação de caso de dengue autóctone. À tarde, no Guarujá, onde reside paciente com caso importado de dengue. 

Equipe do Ibama acompanha reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz

Foto: IBAMA
Três analistas do Ibama avaliaram a execução dos programas de gestão de riscos e supervisionaram as ações de prevenção de acidentes desde o início das obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em dezembro de 2015.

RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES COMEMORA 26 ANOS


Vinte e seis anos após a criação da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre, como é a vida no interior da reserva? Viver na floresta é, de fato, um privilégio de poucos? Em outras palavras, valeu a pena criar a reserva? As perguntas, em tom de boa provocação, são feitas pela chefe da unidade, a analista ambiental Silvana Lessa, ao lembrar a passagem do aniversário de criação da reserva, comemorado nesse final de semana (sábado, 12).

Comunidade escolar participa de palestra sobre combate ao Aedes aegypti em Gravataí

Foto: Prefeitura de Gravataí
A Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SMED) esteve na manhã deste sábado (12) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ladislau de Oliveira Nunes para dialogar com a comunidade escolar sobre o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.