Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Barreira Ecológica impede chegada de resíduos ao Lago Guaíba

Foto: Luciano Lanes / PMPA
A estrutura construída próximo à foz do Dilúvio retém todo o lixo flutuante descartado indevidamente no arroio. Instalada no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Beira Rio, a barreira ecológica entrou em operação nesta segunda-feira, 28. Obra pioneira na América Latina, além de reduzir a quantidade de resíduos despejados no Guaíba, deve melhorar a qualidade da água.

Prefeitura de Porto Alegre inaugura ecobarreira do Arroio Dilúvio nesta segunda

Foto: Patrícia Vieira / Divulgação PMPA
Nesta segunda-feira, 28, às 14h, a prefeitura inaugura a ecobarreira do Arroio Dilúvio. Estarão presentes o prefeito José Fortunati, representantes dos departamentos de Esgotos Pluviais (DEP) e de Limpeza Urbana (DMLU), bem como das empresas  Safeweb eEcotelhado e do Instituto de Pesquisas Hidráulica (IPH) da UFRGS. A barreira está localizada na avenida Ipiranga, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva.

Avançam obras de ciclovias em Porto Alegre

Foto: Faby Vargas / Divulgação PMPA
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está finalizando quatro ciclovias: Wenceslau Escobar (320 metros), Joaquim Silveira (1,3 km), Gomes de Freitas (450 metros) e Padre Cacique (880 metros). Também estão em andamento as obras nas ruas Neuza Brizola (300 metros), Goethe (650 metros), além da José de Alencar e Gonçalves Dias (1,5 quilômetro). Neste ano, foi entregue a faixa para bicicletas da Mariante e Silva Só (1,1 km), chegando a um total de 36,9 quilômetros de espaços exclusivos para a circulação de ciclistas já disponíveis na Capital. A meta da prefeitura é chegar, até o final de 2016, a 50 quilômetros de ciclovias em Porto Alegre.

Tablets agilizam trabalho da Saúde no combate ao Aedes aegypti

Foto: Cristine Rocol / Divulgação PMPA
O trabalho dos agentes comunitários de saúde junto às comunidades no combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, vem ganhando reforço com a utilização de tablets para qualificar e agilizar as ações. Nesta segunda-feira, 28, foi realizada a entrega simbólica de um equipamento contendo aplicativo específico que auxilia na atuação dos agentes, em evento na Unidade de Saúde Cohab Cavalhada. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu 800 tablets, dos quais 84 já estão em uso, com wi-fi instalado e aplicativo desenvolvido pelo Telessaúde. Os demais seguem cronograma de entrega para contemplar as oito gerências distritais de saúde da Capital. A iniciativa conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, para implantação do Programa de Tecnologia de Informação no Sistema Único de Saúde (Redesus RS).

Saúde e Exército fazem ação contra o Aedes na Chácara das Pedras

Foto: Cristine Rochol / Divulgação PMPA
A prefeitura fará ação integrada no bairro Chácara das Pedras e na Vila Jardim, nesta terça-feira, 29, para esclarecer moradores quanto à importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e febre chikungunya. O trabalho ocorre em função do aumento dos casos de dengue no local e conta com apoio de 30 militares do Exército. O ponto de encontro será às 8h, na Praça Leandro Ferreira, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (rua Estácio de Sá, 394).

BILHETERIA DA TIJUCA NAS PAINEIRAS FICA FECHADA ATÉ DIA 8 DE ABRIL


A partir desta segunda-feira (28) e até o dia 8 de abril, a bilheteria do Parque Nacional da Tijuca, localizada nas Paineiras,  no Rio de Janeiro, ficará fechada por causa das obras de construção do novo Centro de Visitantes.

Jardim Botânico de Porto Alegre terá demonstração de falcoaria neste fim de semana

Imagem ilustrativa
Parceria entre a Fundação Zoobotânica e o Clube dos Observadores de Aves (COA-POA) trará atividades de falcoaria para os visitantes do Jardim Botânico, neste sábado(2). A atividade organizada pelo COA-POA, será conduzida pelos biólogos Laura Andréa Lindenmeyer-Sousa e Luiz Gustavo Trainini da Silva, acompanhará uma palestra intitulada: "Predadores Alados: As Aves de Rapina e a Arte Milenar da Falcoaria".