Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Palestra na Escola Especial Concórdia - Voluntários do Greenpeace Porto Alegre


O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, realizou na manhã de hoje (16.03.16), palestra na Escola Especial Concórdia localizada na capital gaúcha.

SOS Mata Atlântica participa da Hora do Planeta 2016


Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação SOS Mata Atlântica, que comemora 30 anos em 2016, se junta à organização ambientalista WWF-Brasil e adere oficialmente ao movimento Hora do Planeta, maior ato simbólico mundial por soluções para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Em 2016, a Hora do Planeta acontece no sábado 19 de março, quando milhares de pessoas, cidades e empresas, do mundo todo, apagam as suas luzes por 60 minutos, entre 20h30 e 21h30.

Novo Hamburgo - Dia Estadual do Rio dos Sinos terá programação especial

Na quinta-feira, 17 de março, uma atividade especial vai comemorar o Dia Estadual do Rio dos Sinos. A celebração denominada “Mobilização Social e Educação Ambiental em prol do Rio dos Sinos”, ocorre no Balneário Municipal Victor Mateus Teixeira, tradicionalmente conhecido como Prainha de Lomba Grande, iniciando às 9 horas. No evento haverá atividades como mutirão de reposição de mata ciliar, oficina de capoeira, uma atividade referente a dengue, trilha, dentre outras. A comemoração, que é promovida pela Prefeitura, por meio do Comitê Gestor de Educação Ambiental de Novo Hamburgo (CGEANH) e Programa VerdeSinos, será voltada para alunos e professores das escolas de Novo Hamburgo; Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES); comunidades escolares e o grupo de adultos Multiplicadores VerdeSinos.

Programação:

9h-Abertura; 

10h - Mutirão de Reposição de Mata Ciliar e Celebração das águas;

10h30 - Oficinas de capoeira, estação dengue, semeadura de nativas, trilha Mata Ciliar.


Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo

Dengue: Vigilância atualiza situação epidemiológica de Porto Alegre

Foto:  Patrícia Coelho/Divulgação PMPA
Porto Alegre contabiliza 94 casos confirmados de dengue, um caso importado de zika (do Mato Grosso) e um caso importado de febre chikungunya (viagem a Fernando de Noronha) entre o início do ano e o dia 15 de março. Do total dos casos de dengue, 31 são importados, ou seja, pacientes que foram infectados durante período de viagem, e 63 casos têm infecção contraída na Capital, os chamados casos autóctones. Dos casos autóctones, a maioria se concentra no bairro Vila Nova (47). Os demais 16 casos estão distribuídos em dez bairros da cidade – Rubem Berta (3), Chácara das Pedras (3), Aberta dos Morros (2), Passo das Pedras (2), Santo Antônio (1), Sarandi (1), Serraria (1), Vila João Pessoa (1), Cristal (1) e Santa Teresa (1).

Porto Alegre - Azenha e São José terão aplicação de inseticida nesta quinta

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Ruas dos bairros Azenha e São José terão aplicação de inseticida quinta-feira, 17, a partir das 9h30, devido à confirmação de dois casos autóctones de dengue em pacientes moradores dos bairros. Serão duas equipes da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde em campo, uma em cada bairro.

Dia Mundial da Água tem programação especial em Alagoas


Para comemorar o Dia Mundial da Água – 22 de março – a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) preparam uma série de atividades que visa conscientizar a população de municípios situados no vale do São Francisco alagoano sobre a importância do bom uso desse importante recurso natural.

'É mais eficaz combater o mosquito', diz médica que revelou elo entre zika e microcefalia

Portal Brasil
Era para ser um exame de pré-natal como qualquer outro. A médica Adriana Melo acompanhava os ultrassons de uma de suas pacientes, em Campina Grande, Paraíba, a cada quatro semanas. Tudo ia bem, até outubro de 2015.