Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Floresta de Ipanema realizou projeto de educação ambiental

Foto: ICMBio
A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP), realiza, desde a semana passada, atividades de educação ambiental junto à comunidade do entorno para transmitir informações sobre a importância da unidade de conservação (UC) e sobre os cuidados com a febre amarela.
Ao todo, devem ser contempladas 4.000 crianças e jovens de 11 escolas da rede municipal de ensino. Haverá ainda quatro grandes reuniões nas principais comunidades do entorno da unidade de conservação.

As atividades são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Iperó. Em março, a Flona fez reuniões com a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica local para acertar detalhes da ação.

Durante as atividades, além de vídeos e conversas, são sorteados brindes para as crianças, entre eles o Macaquito, mascote da Flona. Ele é usado nas explicações sobre as formas de transmissão da febre amarela, que não ocorre por meio do macaco, como muita gente pensa. A contaminação se dá unicamente, nas áreas rurais, pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, e , na área urbana, pelo Aedes aegypti.

O Macaquito é um pequeno macaco artesanal, com cerca de 7 cm, confeccionado em feltro. Por ser usado em chaveiro ou imã de geladeira. As cópias do mascote são produzidas num outro projeto de educação ambiental da Flona, que tem como público alvo meninas estudantes da escola instalada no interior da unidade, moradoras de um assentamento rural vizinho.

Segundo gestores da Flona, a prefeitura promoverá um concurso nos próximos dias, para diferentes idades, em que os participantes deverão produzir desenhos, músicas e dobraduras sobre a temática discutida. Os vencedores ganharão uma visita guiada à floresta nacional, além de brindes.

Desde algum tempo, a Flona de Ipanema e a Prefeitura de Iperó vêm trabalhando para formalizar parceria que possibilite muitas outras ações, beneficiando a gestão da UC e a população do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário