Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Prevfogo combate incêndios e protege índios isolados na Amazônia

Imagem: Ibama
Mais de 60 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, apoiados por veículos e aeronaves, trabalham em seis frentes de fogo para conter o avanço das chamas na Terra Indígena (TI) Arariboia, no Maranhão, onde vivem índios isolados da etnia Awá. A operação, iniciada em 8 de agosto, tem a participação de 43 brigadistas indígenas. O fogo já atingiu cerca de 18% dos 413 mil hectares da TI.

Seminário discute ações para controle de javalis no país

Imagem: Ibama
O Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizaram nesta semana o Seminário de Nivelamento de Informações e Conhecimentos sobre a Invasão de Javalis (Sus scrofa) no Território Nacional. “Estamos agora fazendo uma reavaliação e trabalhando de maneira unificada com os atores interessados no tema para construir um Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento da espécie”, disse o coordenador-geral de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, João Pessoa Riograndense. Para o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, o importante é que o plano seja o resultado de uma convergência. De acordo com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luis Eduardo Rangel, é fundamental a definição de papéis para o progresso das ações. “Nosso objetivo com este seminário é a conversa com diversos grupos com visões diferentes”, apontou o secretário substituto de Biodiversidade e Florestas do MMA, Fernando Lyrio. As informações produzidas a partir do seminário servirão de base para a elaboração do plano nacional, que deverá prever atores e atividades a serem realizadas para o manejo adequado da espécie.

Agentes desmontam esquema de caça ilegal e venda de animais no Pará

Reprodução/ICMBio
Uma operação na cidade de Curionópolis, sudeste do Pará, desbaratou esquema de caça ilegal e venda de partes de animais silvestres. Cerca de 30 homens do 23º Batalhão da PM, Grupamento Tático Operacional (TGO) e da Policia Rodoviária encontraram numa residência diversos animais abatidos, entre eles, 16 onças pintadas, carcaças e aves em gaiolas, além de armamentos e munições. Segundo o Ibama, essa foi a maior apreensão de felinos caçados desde a criação do órgão.