Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Representantes da Smed visitam Comando Ambiental da Brigada Militar

Luiz Eduardo Campesato/Divulgação PMPA
O Comando Ambiental da Brigada Militar recebeu, na tarde desta quinta-feira, 10, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). A diretora pedagógica, Adriana Guedes, e a coordenadora da assessoria ambiental, Andréa Osório, conhecerem as dependências do Comando que começa, a partir deste ano, a promover atividades pedagógicas relacionadas à educação ambiental para alunos da rede municipal de ensino. Foram apresentados os espaços disponíveis para trabalho com as crianças. 

Lami e Belém Novo estão com todos os pontos liberados para banho

Foto: Francielle Caetano/PMPA
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulga nesta quinta-feira, 10, dados do relatório de balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo, válidos para este fim de semana. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Todos os pontos estão próprios para banho. 

Abertas as inscrições para nova edição do curso Ecoeducadores

Foto: Divulgação/PMPA
Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2016 do curso Ecoeducadores, na sede da Reserva Biológica Lami José Lutzenberger (rua Otaviano José Pinto, s/nº, Lami), que ocorrerá em 19 de abril.

Bairro Cristal de Porto Alegre terá duas aplicações de inseticida nesta sexta-feira

Foto: Cristine Rochol/PMPA
A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde realizará duas aplicações de inseticida no bairro Cristal nesta sexta-feira, 11. As duas ações acontecem por causa da confirmação de um caso de dengue autóctone, sendo feitas próximo do local de residência e de um familiar do paciente. Com chuva, as ações serão transferidas.

Região Leste de Porto Alegre terá ação de combate ao Aedes neste sábado

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
A região Leste do Orçamento Participativo (OP) realizará neste sábado, 12, a primeira ação colaborativa no bairro Bom Jesus. Iniciativa das secretarias municipais de Governança Local, por meio do Centro Administrativo (CAR) Leste, e de Saúde (SMS), a ação é para prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. O objetivo do evento, cujo ponto de encontro será a Praça da Juventude (Rua Marta Costa Franz, 101), é priorizar a educação em saúde, sensibilizando os moradores a respeito da responsabilidade de cada um quanto à revisão frequente do pátio e das casas, para quebrar o ciclo de reprodução do mosquito.

ICMBIO LANÇA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA BIOBRASIL


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar, por meio da Coordenação Geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade (CGPEQ), mais uma edição da revista científica eletrônica BioBrasil, que tem como tema central Monitoramento da Conservação da Biodiversidade, com ênfase em experiências que envolvem unidades de conservação (UCs). Acesse a revista aqui.

“Nesta edição, reunimos algumas experiências com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a importância e as estratégias de fortalecimento do monitoramento de biodiversidade, particularmente no que tange ao monitoramento sistemático de efetividade de conservação em unidades de conservação”, diz o editorial assinado por Fabio de Oliveira Roque, Katia Torres Ribeiro e Marcio Uehara Prado.

Fiocruz desenvolve método que impede Aedes aegypti de transmitir vírus

Foto: Peter Illiciev/Fiocruz
Trazido ao País pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto de pesquisa ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ é parte de uma iniciativa científica internacional pioneira que estuda o uso da bactéria Wolbachia como uma alternativa natural, segura e autossustentável para o controle da dengue.

Setor de Combate à Dengue realiza fumacê em Cachoeirinha

Foto: Kátia Feitas
O Setor de Combate a Endemias da Secretaria da Saúde realizou nesta terça, 9, um Bloqueio de Transmissão, conhecido popularmente como fumacê, nos bairros Canarinho e Monte Carlo. Conforme o coordenador do setor, Reges Gonçalves, a ação é feita toda a vez em que há a notificação de casos suspeitos de dengue no local. "Há um caso suspeito na rua Quero-quero, no Canarinho, e outro na rua Taquari, no Monte Carlo. Logo após a notificação, a equipe realiza uma visita aos imóveis num perímetro de 150 metros da residência com a suspeita, buscando os focos do mosquito e orientando sobre o fumacê", explica o coordenador.

Grupo de trabalho debate Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos em Gravataí

Foto: Prefeitura de Gravataí
Na tarde desta quarta-feira (9), o grupo responsável pela elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRSU) se reuniu na sede da Prefeitura. O objetivo do plano é promover o destino adequado de todo resíduo sólido gerado no município e encontra-se em fase de diagnóstico.