Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 9 de abril de 2016

LANÇADO PLANO NACIONAL PARA PROTEGER CORAIS


No Brasil, os recifes de coral se distribuem por aproximadamente 3 mil quilômetros de costa, do Maranhão ao sul da Bahia, representando as únicas formações recifais do Atlântico Sul. Nessa área existem unidades de conservação federais, estaduais e municipais que protegem uma parcela significativa desses ambientes. Mas, no geral, essas áreas vêm sofrendo um rápido processo de degradação por causa das atividades humanas.

Ibama recebe Prêmio Hugo Werneck por projeto de manejo do pirarucu no Amazonas

Foto: IBAMA
O Ibama recebeu no último dia 23/03 o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, na categoria Melhor Exemplo em Fauna, pelo Projeto Pirarucu, que realiza o manejo da espécie Arapaima gigas desde 2000 no estado do Amazonas.

OPERAÇÃO FLAGRA PESCA ILEGAL EM SANTA CATARINA


Em mais uma operação conjunta, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom/PF) flagraram pesca ilegal na baía Norte, que abrange os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos, no litoral de Santa Catarina.

Ibama identifica fraude em Planos de Manejo Florestal em Rondônia e aplica R$ 8 milhões em multas

Foto: Renê Oliveira - IBAMA
Operação realizada pelo Ibama no município de Espigão do Oeste (RO), a 550 km de Porto Velho, resultou na aplicação de 26 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 8 milhões em multas, e na apreensão de 8,5 mil metros cúbicos de madeira até o momento. O produto florestal apreendido seria suficiente para encher 470 caminhões toreiros.

FLONA DO BOM FUTURO REFLORESTA MAIS DE 100 HECTARES


A Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em Rondônia, deu início ao reflorestamento de 108 hectares no interior da unidade de conservação (UC). Parte das mudas de espécies nativas usadas no trabalho é produzida no Viveiro Artesanal da própria UC.

FLONA DO TAPAJÓS ENCERRA O PRONATEC EXTRATIVISTA


Neste mês, moradores da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, encerram a rodada de cursos do Pronatec Bolsa Verde-Extrativismo, que vem sendo realizada na unidade de conservação desde o ano passado.

EXPEDIÇÃO MARCA ÁREA DE VÁRZEA DA RESERVA DO JURUÁ


Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Associação dos Produtores Rurais de Juruá (Astruj) acabam de realizar expedição ao rio Juruá, na região da Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, para delimitar a área de várzea da unidade de conservação (UC), que é administrada pelo ICMBio no Amazonas.