Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

terça-feira, 29 de março de 2016

Ciclovia da Padre Cacique vai interligar ciclovias da orla

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
A ciclovia da avenida Padre Cacique começa a tomar forma. Ao todo, a via exclusiva para ciclistas terá 880 metros de extensão, com 2,5 metros de largura, e vai interligar as ciclovias já existentes da Edvaldo Pereira Paiva e da Diário de Notícias. O projeto viário é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e atende às normas do Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, a orla do Guaíba terá mais de 8 quilômetros de ambiente propício para quem utiliza a bicicleta. 

Secretaria de Meio Ambiente elabora material informativo sobre animais silvestres

Divulgação PMPA
As 15 espécies mais comuns de animais silvestres encontradas em Porto Alegre estão retratadas nos novos materiais informativos a serem distribuídos nas ações de educação ambiental da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Os materiais descrevem capivara, macaco prego, bugio, carcará, coruja, peixes anuais, urubu, quero-quero, ratão do banhado, aves do banhado, ouriços, serpentes peçonhentas e serpentes não peçonhentas, cágados e ouriços, abordando hábitos e a relação com o ambiente. São 7,5 mil folhetos a serem distribuídos em palestras e vistorias de orientação e resgate.
 
Os materiais também podem ser acessados no site da Smam, na Seção Informes da aba Documentos e Publicações. Os folderes foram impressos com recursos do Ministério Público Estadual, dentro do Programa de Educação Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 

Bairros das zonas Norte e Sul terão aplicação de inseticida

Foto: Cristine Rochol / PMPA
Quarta-feira, 30, haverá quatro operações para aplicação de inseticida em quatro bairros da cidade: pela manhã, a partir das 9h30, no Cristo Redentor e no Cristal, simultaneamente; à tarde, a partir das 14h30, na Tristeza e em Santa Maria Goretti. As ações decorrem da confirmação de dois casos autóctones e um caso importado de dengue e têm coordenação da Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da Vigilância em Saúde da prefeitura. 
 

Iniciada terraplanagem para obras da Unidade Veterinária Kate

Divulgação PMPA
Os trabalhos de terraplanagem no terreno onde será construída a Unidade Veterinária Kate, na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, foram iniciados neste nesta terça-feira. 29. A previsão de conclusão da obra, cujo financiamento é uma doação do empresário Alexandre Grendene, é de nove meses.

Vídeo: Ecobarreira do Dilúvio já está em funcionamento em Porto Alegre



Localizada na avenida Ipiranga, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva, a ecobarreira é uma barreira ecológica que atravessa o Arroio Dilúvio de um lado a outro. O objetivo da obra é impedir a chegada de lixo do Dilúvio no Guaíba. É uma parceria da Empresa Safeweb com o DEP e DMLU, e também IPH da UFRGS. 


SUSPENSA VISITAÇÃO A ATRATIVO NA FLONA DO TAPAJÓS

Em reunião com moradores da comunidade do Jamaraquá, gestores da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, decidiram manter suspensa a visitação do Igarapé do Jamaraquá, por tempo indeterminado.

Eles disseram que, com o período de chuvas, a área fica mais vulnerável e suscetível a processos erosivos, o que pode causar deslocamento de materiais e assoreamento do igarapé. Eses problemas podem ser agravados com o trânsito de veículos no local.
Em recente vistoria na área, gestores e representantes da comunidade constataram também que a estrada de acesso ao igarapé e a ponte construída sobre o curso d’água estão em condições precárias, comprometendo a segurança dos visitantes.

Diante da avaliação e considerando a necessidade de recuperação ambiental do atrativo, os gestores da Flona, juntamente com a comunidade, optaram por manter a suspensão da visitação até a reabilitação completa da área.

O igarapé é muito frequentado por moradores da região e visitantes da Flona, que utilizam a área para banhos de rio e recreação em meio ao verde da floresta.