Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quarta-feira, 23 de março de 2016

Saúde pede atenção redobrada de viajantes para sintomas da dengue

Foto: Betina Carcuchinski / PMPA
O feriado de Páscoa é um dos que registra maior fluxo de viajantes para o interior do Estado. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta às pessoas que se dirigirem a áreas com transmissão dos vírus da dengue, chikungunya ou zika, que devem adotar medidas de proteção individual preconizadas pela Organização Mundial de Saúde: uso de repelente corporal, uso de repelentes elétricos no interior dos imóveis (em tomadas) e uso de roupas com mangas e calças compridas.

Procedimento de fertilização in vitro passa a exigir teste do zika

Foto: Governo BA
A partir de agora, quem se submeter a procedimentos de fertilização in vitro ou se disponibilizar a doar material biológico em bancos de células e tecidos terá de se submeter ao teste de detecção do zika vírus. A nova exigência foi estabelecida pela Diretoria Colegiada da Anvisa, em reunião nesta terça-feira (22). A nova regra vai ser publicada em forma de Resolução de Diretoria Colegiada.

Porto Alegre tem 78 casos de dengue contraídos na cidade

Patrícia Coelho / Divulgação PMPA
Porto Alegre contabiliza 110 casos confirmados de dengue, dois casos importados de zika (do Mato Grosso e Rio de Janeiro) e um caso importado de febre chikungunya (viagem a Fernando de Noronha) entre o início do ano e o dia 19 de março. Do total dos casos de dengue, 32 são importados, ou seja, pacientes que foram infectados durante período de viagem, e 78 casos têm infecção contraída na Capital, os chamados casos autóctones, com confirmações em 13 bairros. No bairro Vila Nova estão concentrados 51 casos autóctones e no bairro Chácara das Pedras foram contabilizados 10 casos contraídos confirmados na região até o momento e outros em investigação.

Equipe de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente resgata 15 cágados

Imagem de Testudine de água doce ilustrativa
Na tarde de terça-feira, 22, técnicos da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) resgataram 15 cágados nativos na Estação de Tratamento e Bombeamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), localizada na avenida Voluntários da Pátria. Os animais foram sugados das águas do Guaíba pelas bombas do Dmae e encontravam-se dentro do tanque. Todos os cágados apresentaram boas condições de saúde e estavam sem ferimentos, podendo ser devolvidos ao ambiente natural. O Dmae estuda agora medidas para  evitar novas capturas.


Dengue: quinta-feira terá aplicação de inseticida em dois turnos em Porto Alegre

Foto: Patrícia Coelho / Divulgação PMPA
Duas equipes da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde vão realizar operações para aplicar inseticida em bairros da cidade nestaa quinta-feira, 24, pela manhã e à tarde, em função de casos confirmados de dengue. Pela manhã, o serviço será executado nos bairros Bom Jesus e Sarandi; à tarde, na Agronomia e no Camaquã. O horário será, respectivamente, 9h30 e 14h30.

Aumento do biodiesel no diesel ajudará Brasil a cumprir metas ambientais, afirma Dilma

Foto: MDA
Dilma Rousseff sancionou, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (23), a lei que aumenta os percentuais de adição de biodiesel vegetal ao óleo diesel fóssil, usado como combustível para vários tipos de veículos. Com isso, o índice da mistura passará dos atuais 7% para 8% até 2017, com o incremento de um ponto percentual a cada 12 meses –ou seja: 9% até 2018; e 10% até 2019. A medida representa uma garantia de demanda para o Brasil, segundo maior mercado consumidor de biodiesel do mundo.