Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vídeo: Virada Sustentável une esforços para melhorar a sociedade



A primeira edição do Virada Sustentável em Porto Alegre é uma parceria entre a Embaixada da França, a Prefeitura de Porto Alegre e o movimento Virada Sustentável. É um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente. 

Ibama rejeita projeto de mineração em MG que resultaria no maior reservatório do país

A Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama rejeitou o projeto Vale do Rio Pardo, apresentado pela mineradora Sulamericana de Metais (SAM), por inviabilidade ambiental. O complexo minerário, localizado nos municípios de Padre Carvalho e Grão Mogol, em Minas Gerais, teria o maior reservatório de rejeitos do país, além de uma adutora, um mineroduto até Ilhéus (BA) e uma estação de desaguamento em território baiano. O parecer técnico que embasou a decisão aponta que "os impactos negativos e riscos ambientais aos quais podem estar expostas as comunidades vizinhas e o meio ambiente não permitem que se ateste a viabilidade ambiental do projeto". A conclusão da equipe técnica foi informada à mineradora por meio de ofício no dia 22/03.

RESERVA VERDE PARA SEMPRE ESTUDA FAUNA AQUÁTICA


A Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, no Pará, vai realizar estudo sobre a fauna aquática do lago do Urubu, berçário para a reprodução de muitas espécies de peixes que abastecem os rios da região. O lago já foi fechado e a pesquisa será feita com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de comunitários.

Conselho Consultivo da Reserva do Lami inicia atividades de 2016

Foto: Divulgação PMPA
A primeira reunião de 2016 do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger será realizada nesta segunda-feira, 4, na sede da Reserva  (rua Otaviano José Pinto, s/nº, Lami) , no Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro, às 14h. Na oportunidade, será discutida a agenda de reuniões para o ano.

Secretaria de Esportes apoia eventos da Virada Sustentável

Foto ilustrativa
A Secretaria Municipal de Esportes Recreação e Lazer (SME) estará presente em três eventos esportivos da Virada Sustentável 2016, que ocorre neste final de semana 2 e 3, em Porto Alegre. A SME apoiará os projetos realizados através do Proesporte. São eles a Remada Sustentável, a Skateada da Virada e  a Pedalada da Virada.

Ibama combate desmatamento ilegal na terra indígena Manoki (MT)


A operação Sangue Verde, realizada pelo Ibama com o apoio da Força Nacional, resultou na aplicação de R$ 14,7 milhões em multas a invasores que extraíam madeira ilegalmente da Terra Indígena Manoki, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá.

Secretaria do Meio Ambiente participa da Virada Sustentável

Imagem ilutrativa
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) se integra às atividades da Virada Sustentável neste sábado, 2, e domingo, 3. A Equipe de Educação Ambiental apresentará a peça A Incrível Descoberta da Natureza, às 11h, junto aos Ecopontos dos Parques Farroupilha (eixo central, próximo à Fonte Luminosa) e Marinha do Brasil (em frente à sede da Secretaria Municipal de Esportes). A peça conta a história dos personagens Eugênia (árvore pitangueira), Chica (menina), Teco (sabiá laranjeira), Gil (bugio ruivo) e Gotilde (gota d’água). 

Estação ReciclaPOA é destaque na Virada Sustentável

Foto: Luciano Lanes/PMPA
O programa de inclusão produtiva na reciclagem Todos Somos Porto Alegre (TSPOA), em parceria com a Braskem e a Triunfo Concepa, instalou no Largo Glênio Peres, como parte da programação da Virada Sustentável, na Semana de Porto Alegre, o projeto de educação ambiental Estação ReciclaPOA. Na tarde desta sexta-feira, 1º, grupo de autoridades visitou o espaço e conversou com catadores, como o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gustavo Fontana, o diretor-adjunto Vercidino Albarello, o executivo João Freire, da Braskem, o sociólogo Léo Voigt, sócio da Cooperativa Mãos Verdes, e a coordenadora do projeto de educação ambiental do TSPOA, Amanda Latosinski. A equipe do Serviço Socioambiental do DMLU também esteve presente com a esquete teatral Chega de Lixo.