Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Informação


DIVULGAMOS BOAS ATITUDES VERDES PARA DAR EXEMPLO!

Quando eu criança, ao chegar na beira da praia no Balneário Pinhal (Rio Grande do Sul - Brasil), me deparei com um pequeno animal morto na areia. Fiz muitas perguntas ao meu pai: Que animal é esse? Como ele morreu? Meu pai (Sergio Abel Prates Reginatto), me respondeu: - É um caranguejo, chamamos essa espécie de "Maria-farinha", pelo motivo de ele viver na areia e cavar tocas no mesmo local. Ele me disse também que o animal poderia ter sido esmagado por alguma pessoa que passou e não o viu, que deveríamos ter mais cuidado ao caminhar na praia para não pisar nos caranguejos pois eles poderia correr o risco de extinção. 

Naquele dia eu aprendi uma palavra nova, "Extinção". A preocupação constante do meu pai por zelar pela natureza sempre me contagiou. Quando voltamos para a minha casa na minha cidade (Porto Alegre), fui pesquisar no na enciclopédia (na época não existia a internet), para saber mais sobre o caranguejo "Maria-farinha", então descobri que se tratava do Ocypode quadrata, caranguejo ilustrado na foto acima. Foi quando nasceu na minha mente a responsabilidade de proteger o planeta. Um dos meus ídolos de infância foi Jacques Cousteau, que com seus documentários me inspirou em querer conhecer melhor o planeta.

Jacques Cousteau
Já na fase da adolescência, com espirito libertador, passei a ler e pesquisar sobre a vida e luta do ambientalista Chico Mendes, que na minha opinião foi um dos grandes heróis que tivemos no Brasil. 
Influenciado por minha mãe (Ilca Goulart Reginatto), professora de matemática e ciências, estudei biologia e trabalhava como editor de vídeo em emissoras de televisão para pagar meus estudos, mas sentia que somente isto não bastava.

Chico Mendes com sua esposa Ilsamar
No dia 18 de dezembro de 2015 eu comecei o blog Liga do Planeta e em seguida em janeiro de 2016, entrei para o grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. 
Em dezembro de 2016 me tornei voluntário no Instituto Ecosurf e coordenador da ONG no Rio Grande do Sul.


Atuando no Instituto Ecosurf e Greenpeace
Com o blog ligadoplaneta.blogspot.comeu busco por bons exemplos de ecologia, sustentabilidade e por pessoas que tem o desejo de fazer o nosso planeta ser um lugar melhor e limpo para se viver.
Resolvi abrir um espaço na internet onde eu possa divulgar tudo isso, e estou muito feliz com o retorno que o público do mundo inteiro que visita diariamente a Liga do Planeta, que com a facilidade de poder utilizar o Google Tradutor fazendo com que o blog possa ser lido em vários idiomas e assim propagando as minhas mensagens de desejo de um planeta melhor.



         Felipe Goulart Reginatto








Nenhum comentário:

Postar um comentário