Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 5 de março de 2016

SolarReseve in Africa

Two rare Japanese Devilrays found in shark net - Queensland

Avança parceria para coleta de dados das árvores em Porto Alegre

Foto: Jordana Job/Divulgação PMPA
O aplicativo que será usado na coleta de dados das árvores da cidade foi apresentado para voluntários na nesta sexta-feira, 4. O app, desenvolvido pela equipe do Centro Integrado de Comando (Ceic), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), será utilizado por um grupo da sociedade civil em uma experiência piloto no Parque Farroupilha (Redenção), em data ainda a ser definida.

Plano Emergencial de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti


A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) lançou em dezembro de 2015, o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, para frear o avanço das doenças provocadas pelo vetor, como dengue, chikungunya e zika – esta última relacionada aos casos de microcefalia. Ao todo, 19 secretarias municipais desenvolvem ações para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fase dois de reconstrução da cidade começa nesta quarta-feira

Foto: Adriano Santana/Divulgação PMPA
O Comitê de Emergência e Governança voltou a se reunir no final da tarde dessa terça-feira, 1º, para definir as ações de recuperação da cidade a partir desta quarta-feira, 2, quando o trabalho será desenvolvido por 12 equipes com motosserras no Parque Marinha do Brasil. A partir de quinta-feira, 3, oito equipes com motosserras reforçarão o trabalho no Parque Harmonia. No Parque Farroupilha essa etapa está 90% concluída. A meta é concluir a limpeza de tudo o que está no solo no prazo de dez dias. A reunião, realizada no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), foi coordenada pelo vice-prefeito Sebastião Melo.

Agentes de saúde ambiental do Recife realizam vistoria em imóveis abandonados da cidade

Foto: Luciano Ferreira/PCR
O enfrentamento ao Aedes aegypti promovido pela Prefeitura do Recife passou a atuar em mais uma frente para não permitir que os focos do vetor avancem na cidade. Hoje (29), no bairro do Ibura, três imóveis abandonados foram abertos, compulsoriamente, por agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) para que a vistoria fosse realizada e os locais deixassem de oferecer risco à população vizinha. O trabalho conta com a ajuda de um chaveiro, que ficará responsável pela abertura e fechamento das unidades inspecionadas. Atualmente, no Recife, cerca de 27% dos locais visitados estão fechados - entre os que estão ocupados mas não há quem abra e que estão abandonados, impedido o acesso dos agentes nas visitas de rotinas.

Abertas inscrições para atividades orientadas na Reserva do Lami

Divulgação/PMPA
A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger está com as inscrições abertas para agendamento de visitas orientadas, dentro do Programa de Educação Ambiental da unidade. As atividades consistem em palestra, visita a sala temática, trilha ecológica interpretativa guiada e dinâmicas ecológicas de grupo. 

Anvisa dá sinal verde para fase final de testes de vacina contra a dengue

Foto: Blog da Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para candidata à vacina contra a dengue enviado pela companhia farmacêutica Takeda Pharma. Na prática, isso significa sinal verde para a fase final de testes do produto. 

Visitas contra o Aedes alcançam 88,8% dos domicílios brasileiros

Foto: Ministério da Saúde
A primeira fase da mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti alcançou 88,8% dos domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais brasileiros, informou, nesta sexta-feira (4), o Ministério da Saúde. As equipes para identificação de focos do mosquito e orientação da população sobre medidas de proteção ao vetor foram a 59,6 milhões de estabelecimentos, entre os primeiros dias de janeiro e 29 de fevereiro.

Brasil inaugura projeto inédito de energia solar em lagos de hidrelétricas

Foto: Rafael Wergles/Portal Brasil
Um protótipo para geração híbrida de energia elétrica foi lançado nesta sexta-feira (4), na Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. O projeto consiste na instalação de placas solares sobre flutuadores, que serão mantidos no reservatório da usina e vão aproveitar toda a infraestrutura já existente para a transmissão da energia gerada.

SolarReserve - Concentrated Solar Power Technology Animation