Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

terça-feira, 1 de março de 2016

Pesquisa que investiga ligação entre zika e microcefalia tem início na Paraíba

Divulgação/EBC
A pesquisa que investiga a associação entre o zika vírus e a microcefalia teve início nesta semana no Estado da Paraíba. Ao todo, 60 municípios serão visitados por pesquisadores que buscam mais informações sobre a relação do zika vírus com a doença. A pesquisa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o governo da Paraíba e o Centro de Controle de Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.

Saúde faz mapeamento de assistência a bebês com microcefalia

EBC


O Ministério da Saúde está mapeando as condições de atendimento dos bebês nascidos com microcefalia em todo o Brasil. O serviço começou em fevereiro e é feito por meio de ligações telefônicas aos familiares cadastrados de cada criança, com o objetivo de identificar os exames já realizados, o efetivo acompanhamento nas redes de Atenção Básica e Especializada, além do início da estimulação precoce e da reabilitação.

Inpa e Ufam revelam espécie de boto-vermelho híbrido na Amazônia

Divulgação ICMBio
Estudos realizados por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), revelaram a presença de uma população de botos-vermelhos híbridos (animais cujo pais tem composição genética diferente).

Dengue: dois bairros de Porto Alegre terão aplicação de inseticida nesta terça

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nesta terça-feira, 1º , a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz operação de aplicação de inseticida nos bairros Serraria e Vila Nova, para combater mosquitos Aedes aegypti adultos e diminuir o risco de transmissão viral. A ação é consequência da confirmação de dois novos casos de dengue, um autóctone e outro importado. A operação fica a cargo da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS/SMS) e está marcada para as 9h30.

Governo libera R$ 5,1 milhões para unidades básicas de saúde

Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde liberou, ao todo, R$ 5,1 milhões para construção, ampliação ou reforma de quinze Unidades Básicas de Saúde (UBS) em oito Estados. A portaria nº 199, publicada no Diário Oficial da União, habilita as propostas a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), uma das estratégias do governo federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).