Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Parque Chico Mendes recebe transplantes de árvores

Jorge Pinheiro/Divulgação PMPA
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou, na tarde de sexta-feira, 1º, quatro transplantes de vegetais para a área do Parque Chico Mendes, localizado na rua Irmão Idelfonso Luis, 240, bairro Mário Quintana. Ao todo, serão transplantados 13  jerivás de cerca de 15 metros de altura cada, que estavam plantados no local onde a trincheira da avenida Cristóvão Colombo está sendo finalizada. O término dos transplantes está previsto para o final desta semana.

Parque Chico Mendes - Uma das áreas verdes do bairro Mário Quintana, o Parque Chico Mendes conta com 25 hectares destinados ao lazer, com quatro canchas polivalentes (vôlei, basquete e futebol de salão), dois campos de futebol, duas canchas de bocha e praça infantil, além de churrasqueiras espalhadas por todo o espaço. O parque contempla ainda o memorial Chico Mendes e um anfiteatro ao ar livre.


Escola Afonso Guerreiro realizará caminhada em combate ao Aedes


A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Afonso Guerreiro Lima (rua Guaíba, 203 – parada 11 – Lomba do Pinheiro) promoverá, nesta terça-feira, 5, a partir das 13h30, a caminhada Guerreiro Contra o Aedes. A saída pedagógica tem o objetivo de conscientizar os moradores da Lomba do Pinheiro sobre a importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Filhote de jaguatirica invade quintal de residência e é capturado em Jundiaí

Foto ilustrativa
Um filhote de jaguatirica foi apreendido na manhã deste domingo (3) no bairro Medeiros, em Jundiaí (SP). De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, a pequena jaguatirica teria invadido o quintal de uma moradora da rua Pedro Scabin.Após serem acionados pela moradora, a guarda foi até o local com uma equipe da Divisão Florestal e constatou a presença do animal.
Ainda segundo a guarda, o animal não possuia ferimentos. A jaguatirica, que é um animal silvestre ameaçado de extinção, foi encaminhado para a ONG Mata Ciliar, em Jundiaí.

Secretaria de Meio Ambiente terá debate sobre a flora ameaçada de extinção na Capital


O biólogo Dr. Paulo Brack, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), apresentará na sexta-feira, 8, a partir das 14h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (avenida Carlos Gomes, 2120), a proposta de Lista da Flora Ameaçada de Extinção de Porto Alegre para debate técnico.
No mês de fevereiro, o InGá enviou à Smam uma lista de espécies da flora ameaçadas de extinção em Porto Alegre. A lista aponta 68 espécies, correspondendo a ambientes da mata, de campos e de banhados. A relação tem como base o decreto 52.109 de 2014, que especifica todas as espécies da flora ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.
Para participar, a inscrição deve ser realizada pelo e-mail faunasilvestre@smam.com.br ou pelo telefone 3289.7517. As vagas são limitadas.