Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Conama inibe mercado de madeira ilegal

Fotos: Assessoria de Comunicação do IBAMA
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (16) proposta do Ibama e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) que aperfeiçoa regras para o transporte e a industrialização de madeira extraída legalmente. A principal novidade é a redução do índice de conversão de toras em madeira serrada (tábuas, pranchas, sarrafo, etc). O Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) define o limite de aproveitamento de cada tora. Esta informação serve de base para a emissão do Documento de Origem Florestal (DOF).

SERRA DA CAPIVARA TERÁ INVESTIMENTOS DE R$ 700 MIL



O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, participou ontem (quarta-feira, 16), no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato (PI), do seminário "O Mosaico Capivara-Confusões e seu potencial para promover o desenvolvimento regional sustentável”.

Prefeitura de Porto Alegre inaugura painéis de energia solar em escola municipal


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice, do bairro Humaitá, é a primeira instituição de ensino municipal a produzir energia limpa e renovável por meio de painéis solares. Para celebrar a conquista, o prefeito José Fortunati estará na manhã desta terça-feira, 22 , às 8h30, na escola para inaugurar a estrutura.

Secretaria do Meio Ambiente divulga dados da balneabilidade em Porto Alegre

Foto: Vera Petersen / Divulgação PMPA
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulgou nessa quinta-feira, 17, dados do relatório de balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo. Nas praias de Belém Novo, permanecem próprios os três pontos, enquanto no Lami,  todos os pontos estão impróprios para banho.

OPERAÇÃO COÍBE PESCA INDUSTRIAL EM UC FLUMINENSE


A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, no litoral sul do Rio de Janeiro, acaba de realizar operação de fiscalização, em conjunto com o Ibama e Polícia Federal, para coibir a pesca industrial no interior da unidade e sua zona de amortecimento, na baía da Ilha Grande.

Saúde celebra o Dia Mundial da Água

Divulgação PMPA
O Dia Mundial da Água, 22 de março, será comemorado neste ano junto à nascente do Arroio Taquara, no bairro Lomba do Pinheiro, congregando os grupos de Trabalho Arroios da Cidade e Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, associações comunitárias, entidades civis, secretarias e departamentos municipais, além da rede de saúde e educação da região. De acordo com o chefe da Equipe de Vigilância da Qualidade da Água na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (EVQA/CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Lamas, a atividade começa às 9h de terça-feira, 22, com celebração ecumênica entre as ruas Etiópia e Dandara, (na altura da parada 16), lembrando da importância deste e de outros córregos para a bacia do Dilúvio e demais bacias hidrográficas de Porto Alegre. O coordenador geral da CGVS, Anderson Araújo Lima, e o secretário adjunto da SMS, Jorge Cuty, devem participar da atividade.