Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

domingo, 16 de outubro de 2016

Dicas para a estrutura de suporte para fixar o Painel Solar Fotovoltaico

MariaGodfrida - CC0 Public Domain
Este Guia responde às perguntas importantes sobre estruturas de fixação dos sistemas fotovoltaicos. 
Uma grande gentileza do site Portal Solar com a Liga do Planeta.
Saiba tudo sobre as estruturas para fixação e suporte de painéis em sistemas de energia solar fotovoltaica. Estruturas especiais de alumínio e muito mais.
A estrutura fixação de painéis fotovoltaicos tanto para telhados como para montagem sobre o chão, é uma parte fundamental do sistema fotovoltaico e impacta diretamente no processo de instalação.

Este guia também descreve alguns erros comuns cometidos em relação à montagem dos sistemas, mitos e verdades além de como comprar os produtos da mais alta qualidade que vão garantir a segurança do seu investimento.

Estrutura de fixação dos painéis fotovoltaicos – Pontos principais
O suporte para fixação do painel solar que é de qualidade e instalado corretamente, irá prover segurança no processo de instalação e contra ações de ventos ou tempestades, garantindo assim que o seu painel não sairá voando.

Sistemas de suporte para fixação de placas solares podem ser desenhados para serem fixados com ganchos em telhados de barro ou até mesmo inclinados sobre uma laje para garantir uma inclinação ideal para os painéis.

Geralmente feitos de alumínio ou aço inoxidável, a maioria das estruturas de fixação para painéis fotovoltaicos são concebidas para aplicações universais,  como: coberturas de telha de barro, telha de concreto, telhado metálico, telha de fibrocimento, seguidores solares e fixação direta sobre o solo.

As estruturas de fixação podem ser customizadas para atender as mais diversas necessidades das instalações fotovoltaicas.
Uma boa estrutura de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos deve ser fácil de instalar, feita com materiais de alta qualidade e com proteção contra corrosão.

DICA 1:
A estrutura de fixação é a base do seu sistema de energia solar - uma boa base assegura a eficiência do seu sistema, a segurança e o retorno de seu investimento.

DICA 2:
Pergunte ao seu fornecedor de estruturas se o produto foi fabricado para atender ao mercado brasileiro? E se a estrutura esta apta para suportar ventos de até 120km/h?

DICA 3: 
É claro que é possível fabricar uma estrutura caseira, mas como saber se os cálculos corretos foram feitos para garantir que o seu sistema fotovoltaico estará realmente seguro? Você gostaria que R$ 15.000,00 em painéis solares corram o risco de sair voando do seu telhado? Compre sempre estruturas de fixação de Painel Solar pré-fabricadas de empresas especializadas.

DICA 4:
A qualidade de um manual de instalação é um bom indicador da qualidade da estrutura de fixação dos painéis. Fabricantes confiáveis, que fornecem produtos de alta qualidade, irão fornecer manuais com o passo-a-passo para lhe auxiliar a fazer a instalação corretamente.
 
Equívocos sobre as estruturas de fixação do Painel Fotovoltaico

Mito: Todos os sistemas de fixação são iguais.
Existem grandes diferenças entre os sistemas de montagem das placas, particularmente quando se trata de qualidade e serviço. Fabricantes diferentes oferecem estruturas com características e benefícios diferentes. Quando você compra uma estrutura de fixação para os painéis solares, normalmente as que tem o preço mais alto são também melhores.

Mito: Você precisa de alguns poucos parafusos para prender a estrutura no seu telhado.
Você precisa de muitos parafusos para fixar a estrutura! Principalmente quando instalado em telhados metálicos ou batentes de madeira. Como qualquer construção, o sistema de fixação deve aguentar as tempestades mais severas. 

Obs: alguns sistemas de fixação utilizam cola para telhados de metal. Certifique-se que o fabricante é de primeira linha e irá garantir a fixação do sistema. Leia sempre o manual e siga exatamente as recomendações do fabricante.
 
Tipos de estrutura de fixação de painéis solares
Existem diversos tipos de estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos, veja abaixo os principais:

Estrutura de fixação de painel solar para telhas de barro

A) Fixação de painéis fotovoltaicos usando “Parafuso Prisioneiro” como interface entre o trilho e a cobertura.


B) Fixação de painéis fotovoltaicos em telhas de barro usando “gancho” como interface entre o trilho e a cobertura.


Estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico para coberturas com telha de fibrocimento (eternit)


Estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico para coberturas metálicas

Supercola – Utilizada somente em telhas metálicas. Basicamente a interface da estrutura de fixação é literalmente colada direto sobre as telhas. Atente que a cola deve ser específica para este tipo de fixação e a superfície deve estar perfeitamente limpa.


Existem diversas outras interfaces de fixação para coberturas metálicas. Elas vão variar de acordo com o tipo de telha utilizada:

Estrutura de fixação de painéis fotovoltaicos para telhas metálicas onduladas e trapezoidais: 


Estrutura de fixação de painéis fotovoltaicos para telhas metálicas trapezoidais:



Estrutura de fixação de painéis fotovoltaicos para telhas metálicas:


Estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico para lajes de concreto



Estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico para o solo



Estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico - estacionamento solar


Erros clássicos cometidos no processo de compra das estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos – e como evitá-los:

Erros:
X – Decidindo apenas com base no custo das partes sem levar em consideração o custo total da instalação.
X – Economizando.. e lamentando mais tarde.. quando as queixas sobre a qualidade do sistema vem ou, percebendo tarde que o suporte e estoque do fornecedor é insatisfatório.
X – Achar que todos os sistemas de fixação são os mesmos.
X – Achar que a estrutura de fixação dos painéis é a parte menos importante do sistema.

Como evitá-los:
V – Pense a longo prazo! O seu negócio precisa perdurar por décadas.
V – Trate estrutura fixação dos painéis como uma parte importante da instalação, entenda que ela é a base do seu sistema
V – Procure por experts para te ajudar na escolha, peça a opinião de outras empresas que já instalaram antes.
V – Leia o manual de instalação do sistema, certifique-se que a estrutura que você escolheu é a correta para o local que você vai instalar as placas.
V – Tenha cuidado com trilhos de alumínio muito finos, eles simplesmente não vão durar.

Um comentário: