Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Saúde celebra o Dia Mundial da Água

Divulgação PMPA
O Dia Mundial da Água, 22 de março, será comemorado neste ano junto à nascente do Arroio Taquara, no bairro Lomba do Pinheiro, congregando os grupos de Trabalho Arroios da Cidade e Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, associações comunitárias, entidades civis, secretarias e departamentos municipais, além da rede de saúde e educação da região. De acordo com o chefe da Equipe de Vigilância da Qualidade da Água na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (EVQA/CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Lamas, a atividade começa às 9h de terça-feira, 22, com celebração ecumênica entre as ruas Etiópia e Dandara, (na altura da parada 16), lembrando da importância deste e de outros córregos para a bacia do Dilúvio e demais bacias hidrográficas de Porto Alegre. O coordenador geral da CGVS, Anderson Araújo Lima, e o secretário adjunto da SMS, Jorge Cuty, devem participar da atividade. 

Estão previstas caminhada entre ruas da região e catação no entorno da nascente, bem como apresentação de experiências e atividades culturais de escolas e entidades da região. O conjunto de ações em torno da data quer enfatizar, junto à população e gestores, princípios como a garantia da qualidade da água para consumo humano como uma das ações de caráter universal dentro do Sistema Único de Saúde e a integração de distintos setores do poder público e da sociedade para uma mudança de cultura na relação água/lixo/saúde/ambiente.
O dia 22 de março é definido como dia Mundial da Água pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1992. “Em torno desta data buscamos debater a importância deste recurso fundamental e os problemas relativos à sua produção e consumo”, exalta Lamas.
A cada ano, a Equipe de Vigilância da Qualidade da Água e o GT Arroios da Cidade estabelecem ações educativas na rede escolar e lançam campanhas de sensibilização para evidenciar a correlação entre o cuidado com os cursos d´água, o uso racional da água de abastecimento e a correlação destes com a nossa saúde. A campanha em 2016 remete ao ciclo hidrológico e às nossas bacias hidrográficas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário