Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 5 de março de 2016

Fase dois de reconstrução da cidade começa nesta quarta-feira

Foto: Adriano Santana/Divulgação PMPA
O Comitê de Emergência e Governança voltou a se reunir no final da tarde dessa terça-feira, 1º, para definir as ações de recuperação da cidade a partir desta quarta-feira, 2, quando o trabalho será desenvolvido por 12 equipes com motosserras no Parque Marinha do Brasil. A partir de quinta-feira, 3, oito equipes com motosserras reforçarão o trabalho no Parque Harmonia. No Parque Farroupilha essa etapa está 90% concluída. A meta é concluir a limpeza de tudo o que está no solo no prazo de dez dias. A reunião, realizada no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), foi coordenada pelo vice-prefeito Sebastião Melo.

Depois da remoção dos resíuduos que estão no solo, será iniciada a remoção de galhos pendurados nas copas das árvores, com utilização de caminhões-cesto e muncks. O Departamento  Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que, 32 dias depois do temporal que danificou nove bairros em 29 de janeiro, as equipes já recolheram mais de 9,5 mil toneladas de entulhos derrubados nas vias, parques e praças da cidade. Os estragos causados pelo fenômeno climático foram comparados aos danos produzidos por um furacão de categoria 1. Um grupo, com a participação dos Centros Administrativos Regionais (CARs), fará um levantamento das áreas pontuais que ainda precisam de reparos.

Descarte de resíduos - Os secretários reiteraram a importância de a população não colocar mais resíduos arbóreos e caliça nas ruas. “A população deve acessar uma das Unidades de Destino Certo que recebem gratuitamente diversos tipos de resíduos não recolhidos pelas coletas regulares, ou solicitar serviço de Coleta Eventual pelo telefone 156”, destacou o diretor-geral do DMLU, André Carús. O descarte incorreto de resíduos é passível de multas que podem chegar a R$ 5.256,14, conforme prevê o Novo Código de Limpeza Urbana. “Precisamos contar com a colaboração da população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário