Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Grupo de trabalho debate Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos em Gravataí

Foto: Prefeitura de Gravataí
Na tarde desta quarta-feira (9), o grupo responsável pela elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRSU) se reuniu na sede da Prefeitura. O objetivo do plano é promover o destino adequado de todo resíduo sólido gerado no município e encontra-se em fase de diagnóstico.

Como pauta, a reunião ordinária teve discussões sobre o diagnóstico, onde foram apresentados mais dados da área da construção civil e transporte. De acordo com o secretário municipal Geral de Governo, Luiz Zaffalon, "além da apresentação de dados, também agendamos uma nova reunião com a Concepa. Vamos conseguir terminar esta fase dentro do prazo previsto". Ainda segundo Zaffalon, cada habitante produz, em média 700 a 800 gramas de lixo por dia. "Em Gravataí, são produzidos cerca de 200 toneladas de resíduos diariamente, com os quais gastamos mais de um milhão por mês para destinarmos corretamente", lembrou.

Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Rosângela Gomes, o objetivo do encontro também foi a preparação para a reunião geral, que acontecerá no dia 16 de março, às 19h30, no Sindilojas. "Toda a comunidade que tenha interesse pode participar, pois lá apresentaremos o diagnóstico coletado. Além disso, a população vai auxiliar a formar o prognóstico, dando sugestões de como melhorar os resíduos no município", explicou.

Paralelo às reuniões, diversas empresas e órgãos do município ainda estão respondendo a uma série de perguntas referentes ao gerenciamento de resíduos do seu estabelecimento e de suas atividades. O questionário faz parte da fase de diagnóstico do PMGIRSU e segue a Lei Federal nº 12.305/10. Através dele, será realizado um grande levantamento de dados, fundamental para as próximas etapas do plano municipal.

Também estiveram presentes na reunião a diretora-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Cláudia Costa; a diretora da Escola de Governo da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos (SMAD), Esther Backes; a represente da Mecanicapina, Amanda Gomes; da Corsan, Nilton Jediel; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR), Jairo Cardoso; e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula e Leonardo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário