O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, realizou na manhã de hoje (16.03.16), palestra na Escola Especial Concórdia localizada na capital gaúcha.
O convite para falar aos alunos sobre "Os Desafios das Mudanças Climáticas", partiu do professor Alexandre Fraga e o encontro ocorreu no auditório da instituição das 8h às 9h30 e contou com a presença de setenta alunos surdos e as professoras Gabriela Benaiter, Fernanda Guimarães, Donatella Camozzato, Tatiane Folchini Reis, Denize Bochernitsan e Tania Fleck Brittes e o professor Alexandre Fraga.
A palestra foi traduzida na língua de LIBRAS pelos professores Tânia, Denize e Alexandre. Atentos e participativos, sempre se manifestavam quando incitados a responderem os questionamentos do palestrante Valdeci C. de Souza.
A palestra foi traduzida na língua de LIBRAS pelos professores Tânia, Denize e Alexandre. Atentos e participativos, sempre se manifestavam quando incitados a responderem os questionamentos do palestrante Valdeci C. de Souza.
Alunos que apresentaram uma peça de teatro após a palestra |
Em razão da escola realizar um ótimo trabalho de conscientização ambiental e no currículo escolar já constar esta importante questão do aquecimento global, os jovens estudantes mostravam-se ávidos por mais conhecimentos e informações sobre o tema.
Após a palestra, os estudantes realizaram duas apresentações aos voluntários do Green de Porto Alegre Audrey, Denise eValdeci. A primeira apresentação, foi uma teatralização da responsabilidade humana pela degradação do meio ambiente. Desmatamento e queimadas na amazônia, lixões a céu aberto, maus tratos aos animais, etc... Apresentaram também, claro aspectos positivos como a reciclagem e práticas sustentáveis de alguns humanos sensíveis às mudanças climáticas.
Outro grupo de alunos que se apresentaram aos voluntários |
Depois do teatro, outro grupo apresentou temas relacionados ao meio ambiente e práticas sustentáveis e conclamando a todos a serem mais responsáveis com o futuro de todos.
O desejo expresso dos estudantes e professores nestas atividades apresentadas aos voluntários de forma sensível, emotiva e de qualidade foi uma só: Nós, como habitantes racionais, precisamos preservar este planeta para as futuras gerações e realizar práticas mais sustentáveis e de respeito a toda biodiversidade deste lar chamado terra.
Nas dependências da escola, os alunos expuseram muitos trabalhos escolares em forma de banners, cartazes e maquetes representando a decredação que o homem está praticando neste este planeta e algumas sugestões de outros trabalhos de como preservá-lo.
Materiais gráficos do Greenpeace doados para a biblioteca da escola
Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!
Texto: Valdeci C. de Souza Fotos e logística: Denise da S. de Souza |
Foi emocionante ver todo o empenho dos alunos, professores e a direção da escola na acolhida ao Green de Porto Alegre. Mais gratificante ainda, segundo os voluntários presentes, foi receber o carinho de todos e a preocupação da instituição em passar aos seus alunos a consciência de respeito à natureza.
Parabéns e obrigado a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário