Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Escola Vila Monte Cristo realiza ação de combate ao Aedes aegypti

Foto: Arthur de Menezes / Divulgação PMPA
Será realizada neste sábado, 12, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vila Monte Cristo (rua Carlos Superti, 84 – Vila Nova), uma atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A ação ocorrerá das 9h às 11h e destina-se a toda a comunidade.

A escolha da Monte Cristo ocorreu devido ao local se tratar uma região estratégica para o combate ao mosquito. Segundo Andréa Ketzer Osório, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o bairro Vila Nova é o único local da Capital em que há o registro crescente de casos de dengue.
No mesmo dia haverá uma reunião de pais, facilitando a mobilização da comunidade local. No encontro, além das orientações dadas pelo setor de Educação Ambiental da Smed - sobre como evitar o contágio pelo mosquito-, profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Monte Cristo falarão a respeito dos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes, a fim de identificá-las e tratá-las o mais breve possível.

Aline da Rosa, vice-diretora da Emef, espera que a atividade traga resultados concretos. “Pretendemos, após a reunião de pais, fazer uma visita guiada dentro da nossa escola com o propósito de identificar e exterminar possíveis focos criadouros do mosquito”. Aline ressalta que a intenção é conscientizar o maior número possível de pessoas dentro da comunidade.

As ações de combate ao mosquito iniciaram-se no último dia 4, em todas escolas da rede municipal, e fazem parte do Pacto da Educação Gaúcha contra o Aedes aegypti, firmado pela prefeitura e pelo Governo do Estado com o Comando Militar do Sul, a União Gaúcha de Estudantes Secundaristas (Uges), o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a União Estadual dos Estudantes (UEE-RS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Um dos objetivos é conscientizar os estudantes e, por meio deles, as suas famílias sobre a forma de identificar e eliminar criadouros do inseto.

Complementando as ações, o site da Smed disponibilizou, por meio da Assessoria de Inclusão Digital, uma ferramenta pedagógica para compartilhamento de materiais informativos que colaborem na construção de estratégias de estudo e mobilização para o enfrentamento desta situação de saúde. Direcionado aos alunos e professores, o espaço digital conta com jogos e vídeos educativos, links para sites informativos, sugestões de atividades, além de uma seção onde as escolas poderão compartilhar suas vivências. A rede municipal dispõe de laboratórios de informática nos quais os estudantes poderão ter acesso à ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário