Foto: Campus Party/Divulgação |
No estande Open Campus, o MCTIC apresenta sete programas do ministério, inclusive o Cidades Inteligentes, destacado pelo diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, durante a abertura do evento. “Eu quero já desafiá-los sobre como fazer que as nossas cidades sejam mais inteligentes, mais humanas e sustentáveis. Nós estamos já planejando no evento de Brasília [Campus Day, entre 26 e 30 de julho] lançar uma grande hackathon sobre cidades inteligentes", destacou.
Américo Bernardes também desafiou os campuseiros a desenvolverem soluções tecnológicas para cidades inteligentes. Na sexta-feira (3), ele participará de um debate sobre o tema na Campus Party, organizado pelo Fórum Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas.
O espaço utilizado pelo ministério na Campus Party é multiuso e conta com um ciclo de palestras e a divulgação de várias ações da pasta e das entidades vinculadas. Técnicos estão à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC.
“Sabemos da importância que esse evento tem para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, para a criação de inovações e também mostrar a importância que as comunicações têm para ser base de tudo isso que nós estamos falando", afirmou o diretor do MCTIC.
A Campus Party acontece no Brasil desde 2008, há 4 anos em duas edições, São Paulo e Recife, e atrai anualmente geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos. O evento acontece até domingo (5), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo.
Cidades Inteligentes
O Departamento de Inclusão Digital do MCTIC também vai apresentar vídeos institucionais do programa Cidades Inteligentes no estande do ministério na Campus Party. Além disso, haverá uma bancada para demonstrar o programa de recondicionamento de computadores e uma impressora 3D.
A divisão vai promover uma visita guiada a Campus Party para 12 jovens carentes que fazem parte do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Nova Ágora de Cidadania, de São Paulo. O local atende jovens carentes por meio de cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos.
Na Arena Campus Party, o espaço fechado do evento, o MCTIC participa do lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas, iniciativa que classifica as cidades de forma que os gestores públicos tenham uma estratégia adequada para modernizar os serviços municipais.
Campus Party
A Campus Party une jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital.
Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única, porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do País. São momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, por meio de seus palcos, acompanhar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC e do Campus Party
Nenhum comentário:
Postar um comentário