sexta-feira, 25 de março de 2016
PASSEIO CICLÍSTICO MARCA 10 ANOS DA RESERVA DAS PEROBAS
A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Paraná, comemorou dez anos no domingo (20). Para marcar a data, foi realizado um passeio ciclístico – a 1ª Volta Ciclística das Perobas. Pedalando suas bikes, cerca de 50 pessoas percorreram o trajeto de cerca de 20 quilômetros entre Tuneiras do Oeste e a reserva, passando pela BR-487, conhecida como estrada Boiadeira.
A quantidade de ciclistas foi limitada de acordo com as regras previstas no plano de manejo da reserva. No interior da Rebio, a pé, os participantes do evento conheceram a trilha de visitantes da unidade de conservação (UC) com o acompanhamento de um analista ambiental do ICMBio, que deu orientações sobre a conduta adequada em ambientes naturais, sobre a biodiversidade protegida pela reserva e sobre como cada um pode colaborar com a conservação da natureza.
Para os gestores, o passeio ciclístico, além de marcar o aniversário da reserva, serviu também para aproximar a população local da unidade de conservção. “Há grande expectativa da população, principalmente dos moradores de Tuneiras do Oeste, sobre a Rebio das Perobas", disse Antonio Guilherme Cândido da Silva, analista ambiental e chefe-substituto da Rebio das Perobas.
Ele afirmou ainda que a oportunidade de uma visita guiada foi muito bem recebida pelos participantes do evento, que se admiraram com o porte das perobas abrigadas na reserva e com os rastros de animais silvestres, como antas e veados-mateiros. "A Rebio das Perobas tem grande importância regional, por ser o maior fragmento remanescente de Mata Atlântica das regiões norte e noroeste do Paraná", destacou Silva.
1ª Volta Ciclística das Perobas contou com o apoio de empresas locais (Barbantes Cianorte, Farmácia Santo Antonio, Lidiane Calçados, Mercado Santo Antonio, Milena Móveis e Posto Ideal), da Prefeitura de Tuneiras do Oeste, do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal. A RPC, rede de televisão local, produziu reportagem sobre o evento. Assista aqui.
Fonte: ICMBio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário