segunda-feira, 21 de março de 2016
OPERAÇÃO BUSCA GARANTIR DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ
Unidades de conservação (UCs) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Paraíba e Pernambuco encerraram ontem (segunda-feira, 14) ação de fiscalização para coibir a captura, transporte e comercialização do caranguejo-uçá e do guaiamum.
No total, foram lavrados sete autos de infração e resgatados 1.500 caranguejos-uçá e 400 guaiamuns, que seriam vendidos nas feiras livres e mercados locais. Os animais foram devolvidos ao mangue.
Os trabalhos começaram no dia 9 e duraram seis dias ininterruptos, período de "andada" (defeso) do caranguejo-uçá. Nesse período, a captura é proibida, já que os animais saem de suas galerias (tocas) e “andam” pelo manguezal para acasalamento. Com relação ao guaiamum, não é permitida captura de fêmeas ou machos inferiores a 6 cm de carapaça.
Durante o operação, foram realizadas rondas nos manguezais, barreiras rodoviárias, visitas em portos e comunidades locais. Nas abordagens, a equipe procurou orientar e informar as pessoas sobre a legislação vigente, tirar dúvidas da população e levantar informações para futuras ações de gestão das UCs.
Participaram da operação servidores da Reserva Extrativista Acaú-Goiana (PB/PE), APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Manguezais da Foz do Rio Mamanguape (PB). Eles contaram com parceria do Ibama de Pernambuco e da Paraíba e apoio da Polícia Militar Ambiental da Paraíba.
Fonte: ICMBio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário