Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Goiás e DF unem esforços para combater o Aedes aegypti

Divulgação/EBC
Goiás e Distrito Federal terão uma sala de controle e monitoramento para elaborar estratégias conjuntas de combate e controle ao Aedes aegypti nas 19 cidades que utilizam as redes de saúde das duas Unidades da Federação. Essa sala interfederativa é a primeira a promover esse tipo de união no planejamento e execução de ações de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya
O secretário de saúde de Goiás, Leonardo Vilela, enfatizou que os melhores resultados no combate ao mosquito ocorreram em municípios onde houve interação entre Estado e prefeituras. “O trabalho integrado de Goiás com os municípios reduziu o índice de focos de Aedes de quase 3,99%, em janeiro, para 1,47%, até 15 de março, em todo o Estado. A união de esforços dos governos municipais, Estaduais e federal será importante para reverter o quadro da dengue no entorno do DF”, disse Vilela.
De acordo com o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, a iniciativa de agrupar os esforços de combate e monitoramento na região do entorno de Brasília vai ampliar a efetividade das ações. “No entorno, Goiás não vai dar conta sozinho. O Distrito Federal sozinho não vai dar conta. Os municípios, sozinhos, não vão dar conta. E o governo federal, sozinho, também não. Mas juntos podemos estabelecer uma cadeia de comando e resposta mais ágil e garantir a efetividade das ações”, destacou.
A iniciativa funciona no escritório de representação do Estado de Goiás na capital federal e conta com servidores goianos, distritais e do governo federal.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário