Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Produtores rurais recebem informações sobre o combate ao Aedes


Para evitar a proliferação do Aedes aegypti em áreas rurais, os produtores agrícolas estão recebendo recomendações que enfatizam a organização e a limpeza de suas propriedades como estratégia indispensável para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No Distrito Federal, o Programa de Boas Práticas Agrícolas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), por exemplo, está orientando os produtores a evitar deixar em locais descobertos qualquer utensílio que possa acumular água.
Os especialistas orientam o produtor sobre a necessidade de descartar todo o entulho sem uso da propriedade rural e evitar deixar ao relento até mesmo cocos secos e tampas de embalagens, além de utilizar telas de proteção nas caixas d'água e tanques.
"Alguns acampamentos são abastecidos por caminhões-pipa. Nesses locais, é comum armazenar água em tanques sem a devida cobertura", comenta a economista doméstica Eleuteria Mendes, da Emater-DF, que tem participado da força-tarefa criada para combater o Aedes aegypti no Distrito Federal.
Segundo o pesquisador Francisco Schmidt, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, além de inspecionar a propriedade rural, o produtor pode recorrer aos bioinseticidas como precaução contra as larvas do mosquito. "Bioinseticidas compostos pela bactéria Bacillus thuringiensis var. israelensis (Bti) não intoxicam os animais, se colocados em bebedouros."
gerente de controle de endemias do Distrito Federal, Petrônio Lopes, destaca que a orientação prioritária é manter limpos os cochos e bebedouros de animais. "O tratamento mecânico é o mais simples e recomendável. Se o produtor emborcar, proteger ou eliminar os recipientes propícios para focos, não há necessidade do tratamento com uso de inseticidas", diz. Ele ressalta que o tratamento químico deve ser feito apenas quando não há condições de fazer o controle mecânico.
Armazenamento de água
Outras recomendações para os produtores rurais quanto ao armazenamento de água é sempre tampar os tonéis utilizados para guardar água e povoar com peixes os tanques maiores que coletam água para irrigação, para evitar o surgimento de larvas do mosquito. A Emater recomenda utilizar alevinos de lambari ou tilápia para evitar o surgimento das larvas do mosquito na água parada.
Foi o que fez o produtor de hortaliças Francisco Albuquerque, do Núcleo Rural Sobradinho, no Distrito Federal. "Temos tilápias no tanque maior, e fui orientado a guardar em local coberto e seco as embalagens de defensivos vazias. Também estamos recolhendo pneus e outras vasilhas que ficavam espalhados na propriedade", relata Francisco.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário