Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 24 de março de 2018

Expedição mapeia louva-a-deus no Parque da Tijuca - Mata Atlântica


O Parque Nacional da Tijuca, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu a equipe da Expedição Mantis. Eles pesquisam os insetos da Ordem Mantodea, popularmente conhecidos como louva-a-deus (do grego mantis = profeta, referindo-se às pernas dianteiras posicionadas como se estivessem em oração). O Parque da Tijuca faz parte dos locais de pesquisa do grupo, que realiza levantamentos exploratórios à noite para encontrar espécies novas e endêmicas do louva-a-deus na região. Durante a expedição, eles fotografaram diversas espécies, mostrando a rica biodiversidade da Mata Atlântica no Parque Nacional da Tijuca.

O Projeto Mantis surgiu em 2015 por iniciativa de dois alunos da Unirio, do Rio de Janeiro, ao descobrirem que ninguém trabalhava os insertos da Ordem Mantodea. Atualmente, a equipe trabalha no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sob a orientação da pesquisadora Maria Lúcia Moscatelli.

O objetivo do projeto é publicar um artigo com a lista de espécies de louva-a-deus atualizada para o Estado, acrescentando as descobertas, além de um capítulo sobre comportamento, área em que mais novidades foram descobertas e registradas, conta a analista ambiental do Parna da Tijuca, Katyucha Von Kossel de Andrade Silva, que recebeu a equipe do Projeto Mantis.

Segundo Katyucha, o projeto é diferente dos tradicionais projetos de entomologia, pois além de a equipe trabalhar com taxonomia, também tem o cuidado de realizar educação ambiental e divulgação. No Jardim Botânico, eles inauguraram a parte de entomologia no Passeio Noturno realizado para o público, onde falam sobre a importância dos insetos, a diversidade e apresentam os louva-a-deus como insetos-bandeira, quebrando o preconceito e estigma do público sobre os insetos.

A equipe fez diversos registros fotográficos durante a expedição do Parque Nacional da Tijuca, acesse a página deles no facebook para conhecer as belas imagens.


Fotos e fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário