Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

ESTUDANTE DA UFPB USOU A ENERGIA SOLAR PARA CRIAR FILTRO QUE REFRIGERA ÁGUA.


Um filtro e refrigerador de água que utiliza apenas energia solar para funcionar foram desenvolvidos por Nickson Eduardo, estudante de engenharia de energias renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O projeto durou dois anos para ser finalizado e o objetivo do estudante ao desenvolver o filtro é ajudar comunidades ribeirinhas, indígenas e o sertão paraibano, onde o abastecimento e de água potável são mais difíceis.
O estudante diz que o filtro e o refrigerador precisam de uma placa solar de 60 centímetros por 20 centímetros para funcionarem por 24 horas, contando apenas com quatro ou cinco horas de sol por dia. Nickson conta que o filtro e refrigerador da UFPB têm 99,9% de eficiência na limpeza da água.

Reinaldo Lucena, diretor de pós-graduação e orientador do estudante, afirma que para comprovar a eficiência da invenção de Nickson Eduardo, irá implementar um filtro com a mesma estrutura no Campus I da UFPB. Muitos projetos de purificação de água através da energia solar estão surgindo, por exemplo, existem versões de equipamentos similares americanos, suecos e também brasileiros.

Em Manaus, existe um aparelho que utiliza energia solar para purificar água. Desenvolvido pelo pesquisador, Roland Ernest Vetter, o equipamento chamado de Água Box é compacto e reúne materiais específicos para funcionamento em uma única caixa que pesa apenas 13 Kg. Alimentado por energia solar, o aparelho purifica 400 litros de água por hora, e possui uma lâmpada ultravioleta com vida útil estimada em 10 mil horas. O sistema construído com placa solar é capaz de transformar em água potável a água suja de rios e lagos, eliminando todas as partículas de sujeira e bactérias.

Outros estudantes de diversos locais do Brasil estão inventando suas soluções sustentáveis, como por exemplo, Marcos Antônio Filho, morador de Ipaussu e estudante da ETEC de Ourinhos, inventor da bicicleta elétrica movida à energia solar. Em Osasco, professores e alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) criaram um flutuador movido a energia solar para combater o mosquito da dengue. Outro grupo de estudantes da escola estadual Santo Dias da Silva, na Zona Sul de São Paulo (SP), criaram um protótipo de plataforma com placas de energia solar.

Os projetos sustentáveis com energia solar estão se expandindo no Brasil e no mundo! Um grupo de estudantes residentes na Califórnia (EUA) recebeu ajuda monetária do conhecido Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para desenvolver uma tenda de campanha através de energia solar para os moradores de rua.

Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.

Foto: Divulgação/Portal Solar 
Fonte: Portal Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário