7 toneladas de peixes ameaçados de extinção foram apreendidos pelo Ibama em Porto Belo-SC
Foto: Ibama
O Ibama apreendeu nesta terça-feira (14/03) no município de Porto Belo, em Santa Catarina, 7 toneladas de peixes ameaçados de extinção, principalmente cherne-poveiro (Polyprion americanus) e peixe-batata (Lopholatilus villarii). A embarcação responsável pela pesca ilegal foi abordada durante a madrugada, quando atracou no cais. A carga será conservada em um caminhão frigorífico até ser doada ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribui alimento a entidades cadastradas. O proprietário do barco foi multado em R$ 5,51 milhões pela captura de 1.103 peixes.
A Portaria MMA 445/2014, que proíbe a captura de espécies ameaçadas de extinção, voltou a vigorar em 27 de janeiro por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.
Foto: Ibama
"O Ibama tem realizado ações de inteligência para identificar infratores. Esta é a terceira apreensão de espécies ameaçadas de extinção na região desde que a portaria voltou a vigorar”, disse o chefe da unidade avançada do Ibama em Itajaí (SC), Sandro Klippel.
Na semana passada, o Ibama já havia apreendido 23 toneladas em uma embarcação que realizava pesca em área não autorizada no litoral de Itajaí. No mês anterior, agentes ambientais já haviam feito a apreensão de 22 toneladas no mesmo município. Em 2016, 111 toneladas de pescado recolhidas pelo Ibama em Itajaí foram repassadas ao Mesa Brasil. O Instituto negocia um Acordo de Cooperação Técnica com o Sesc para estender a parceria a todo o território nacional. Fonte: Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário