Foto: ICMBio |
As embarcações foram fotografadas pelos agentes em flagrante e, posteriormente, encontradas na Zona de Amortecimento da Estação Ecológica. Os responsáveis foram autuados e tiveram suas embarcações e apetrechos de pesca apreendidos. No total foram oito autos de infração, resultando em multa de R$ 39.360,00.
“Mesmo sabendo das restrições à pesca impostas pela Estação Ecológica de Tamoios, os pescadores entram na área protegida perseguindo os cardumes de peixes de interesse comercial”, comentou Eduardo Godoy, analista ambiental que coordenou a ação de fiscalização.
O objetivo principal da operação era fiscalizar o defeso da sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) e a pesca do robalo (Centropomus spp.) na foz do rio Mambucaba que está dentro da unidade de conservação.
"A pesca ilegal no interior da Esec é uma atividade que ainda acontece e requer ações continuas de fiscalização. Porém o trabalho árduo da equipe, tanto na educação ambiental como na fiscalização, têm aumentado a percepção das comunidades locais sobre a importância dessa área marinha protegida", concluiu Eduardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário