Foto: ICMBio |
Iniciando a Semana do Sauim-de-coleira, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam/ICMBio), localizado em Manaus (AM), promoverá neste domingo (16/10), um passeio ciclístico. O evento é aberto ao público e conta com o apoio do movimento Pedala Manaus. Os participantes se concentrarão a partir das 08h00 no Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA. A saída ocorrerá às 09h00, seguindo pela Av. Efigênio Sales até o Parque Municipal do Mindu, no Bairro Parque Dez de Novembro. Todo o percurso terá aproximadamente 11 Km .
Dando continuidade à Semana do Sauim-de-coleira, nos dias 18 e 19 de outubro, haverá uma oficina de monitoramento do Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-coleira (PAN Sauim), com o Grupo de Assessoramento Técnico – (GAT), formado por representantes de instituições que buscam promover ações para reverter o estado crítico de ameaça de extinção da espécie.
Na quinta-feira, 20 de outubro, pesquisadores e técnicos que desenvolvem ações para conservação do Sauim-de-coleira ministrarão palestras para o público em geral, no Auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no Setor Sul do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo é disseminar informações sobre os resultados e os desafios de preservação da espécie.
Plano de Ação Nacional – PAN - para Conservação do Sauim-de-Coleira
O Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é um pequeno primata, que existe somente nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Quando em idade adulta, ele costuma pesar entre 450 e 550 gramas e medir entre 28 a 32 centímetros. Conforme a Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, por meio da Portaria nº 444, de 18 de dezembro de 2014, o sauim-de-coleira se encontra criticamente ameaçado de extinção.
O PAN Sauim-de-coleira possui sete objetivos, alicerçados em 34 ações, que visam reduzir o declínio populacional da espécie e salvá-la da extinção. Mas o sucesso do Plano pressupõe o envolvimento crescente da sociedade, considerando que o envolvimento de todos é de crucial importância para garantir a efetividade das ações que envolvem desde pesquisas científicas, educação ambiental, manutenção e ampliação de áreas de florestas que constituem o habitat do sauim-de-coleira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário