Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 15 de outubro de 2016

O servidor do Ibama Jair Schmitt ganha Prêmio Capes por melhor tese de doutorado em ciências ambientais

Foto: Ibama
O analista ambiental Jair Schmitt, coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Ibama, ganhou o Prêmio Capes Edição 2016 pela melhor tese de doutorado defendida em 2015 na área de ciências ambientais. A premiação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), oferece aos vencedores diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses (para o autor), além de auxílio de até R$ 3 mil para a participação em congresso nacional (para o orientador) e certificado de distinção (para o orientador e para o programa de pós-graduação).
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada na sede da Capes, em Brasília, em 14 de dezembro de 2016, às 18 horas. Na ocasião também será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2016, entre todas as teses premiadas por área de conhecimento.

A obra “Crime sem castigo: a efetividade da fiscalização ambiental para o controle do desmatamento ilegal na Amazônia” foi apresentada por Schmitt para obtenção do título de doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).
Orientado pelo professor Fernando Paiva Scardua, o estudo analisa a efetividade da fiscalização ambiental para o controle do desmatamento ilegal na Amazônia, com o propósito de avaliar se a coerção administrativa pode influenciar o comportamento e desmotivar infrações.
Schmitt explica que, com base na teoria econômica do crime, foi elaborado um modelo matemático para medir a dissuasão resultante da fiscalização ambiental. “De modo geral, as pessoas realizam o desmatamento ilegal se a vantagem econômica for maior que os riscos de punição e os custos da infração”, diz o coordenador-geral.

“Minha grande motivação para realizar esse estudo foi a necessidade de obter mais conhecimento para empregar nas funções de servidor público. O grande desafio agora é aplicar esse conhecimento em benefício da sociedade, ou seja, fazer com que a fiscalização ambiental tenha mais efetividade na proteção do meio ambiente”, disse Schmitt.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é outorgado anualmente em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento.

Jair Schmitt ingressou no Ibama em 2002 por meio de concurso público. Já trabalhou no Escritório Regional de Itacoatira e na Superintendência do Ibama no estado do Amazonas. Foi cedido à Presidência da República e, em 2009, assumiu a função de coordenador de Normatização e Suporte à Fiscalização na sede do Ibama. Em 2013, foi nomeado coordenador geral de Fiscalização Ambiental, função que exerce até hoje. É graduado em Ensino de Ciências e Matemática e em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental.

Mais informações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário