Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 29 de outubro de 2016

Mudanças climáticas no litoral do sul do Brasil

Imagem ilustrativa - Pixabay

No dia 19 de setembro de 2016, os grupos de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre e Imbé fizeram a limpeza da praia Albatroz em Imbé, naquele dia dia eu percebi que a areia da praia não estava mais tão volumosa como de sempre, situação terrível para a fauna e principalmente para o caranguejo Maria Farinha (Ocypode quadrata), que depende dos volumes de areia para se camuflar e sua alimentação. Obviamente que não vi nenhum desses caranguejos enquanto estive la. 

Foto: Valdeci C. de Souza
A diminuição do tamanho dos cômoros de areia também foi notado por todos e quando a natureza nos mostra que realmente estão acontecendo mudanças climáticas, sentimos faltas das defesas naturais que temos e que normalmente estariam em prontidão em um  momento como ontem. 

O Mar não avançou somente em Imbé, aconteceu no litoral gaúcho. Não quero parecer a pessoa que diz que já sabia que tudo ia acontecer, nem um pouco, só gostaria de chamar a atenção para cuidarmos da natureza da mesma forma que cuidamos do nosso corpo, proporcionando o melhor. Cuidando bem, não vamos sentir falta de encontrar o caranguejo na beira da praia, não precisaremos fazer limpeza e recolher toneladas de plástico. Vamos pensar nos nossos filhos e netos, vamos deixar um planeta melhor para eles!

Felipe Reginatto

Imagens de Imbé - Canal Net TV YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário