Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

PORTO ALEGRE FIRMA PARCERIA PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS MUNICIPAIS

Foto:William Baldon/Divulgação PMPA
Porto Alegre fortaleceu o compromisso (19/04), para a eficiência energética dos edifícios municipais. O prefeito José Fortunati assinou o Building Efficiency Accelerator, Projeto liderado por diversas entidades, entre elas a WRI Internacional, a Rede Mundial de Governos Locais dedicada ao desenvolvimento sustentável (Iclei) e o Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que tem como objetivo otimizar o consumo de energia nos prédios do Município. A Capital foi a primeira cidade do Brasil a firmar o compromisso.
Articulada pelo Desafio Porto Alegre Resiliente, a parceria foi liderada na Prefeitura pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM). Na prática, o acordo estabelece seis responsabilidades ao poder público municipal no caminho para aprimorar a sua eficiência energética, entre elas a construção de uma política pública com metas estabelecidas e o envolvimento de representantes da sociedade civil no planejamento e avaliação de ações e projetos.
Em andamento
Porto Alegre foi selecionada no Projeto por conta das ações já em andamento para aprimorar a eficiência energética. Entre as iniciativas estão a criação do Comitê de Mudanças Climáticas e Eficiência Energética do Município, cuja primeira reunião foi realizada no dia 18 de abril, o compromisso assinado pelo prefeito durante o Fórum Social Mundial 15 anos, em janeiro, de definição de metas para os anos de 2022 e 2050 na redução das emissões de gases de efeito estufa, e a adaptação, até 2050, de 100% dos prédios públicos municipais para geração ou consumo de energia limpa e renovável.
Dentro dessa meta, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice, localizada no bairro Humaitá, foi o primeiro prédio do Município a receber painéis para geração de energia solar.
Com a assinatura do compromisso, as entidades parceiras terão a meta de fornecer assistência técnica para a elaboração de políticas públicas, as quais tornarão a cidade apta a se candidatar a financiamentos externos e a firmar novas parcerias.
“A assinatura do compromisso reforça o protagonismo de Porto Alegre na busca por ações efetivas para geração e consumo de energias limpas e renováveis, o que colabora para a mitigação dos gases de efeito estufa”, avalia um dos vice-coordenadores do Desafio Porto Alegre Resiliente e articulador da parceria, David Monteiro.
Parceria

O Building Efficiency Accelerator visa ajuda os governos subnacionais a acelerar o processo de adoção de políticas para melhores práticas e implementação de construção de projetos de eficiência. A meta das entidades é dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética nos Municípios até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário