Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 2 de abril de 2016

PAPAGAIOS DA MATA ATLÂNTICA SÃO TEMA DE CAMPANHA NACIONAL


Acaba de ser lançada a campanha “2016 – Ano do Papagaio”. A ideia é realizar durante todo o ano uma série de ações para alertar as pessoas sobre o tráfico dessas aves, que são um dos maiores alvos dos traficantes de animais silvestes, e a acelerada fragmentação de seu habitat, o que aumento o risco de extinção.

A iniciativa é da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), juntamente com projetos de conservação de papagaios, e integra o Plano de Ação Nacional dos Papagaios da Mata Atlântica (PAN Papagaios), coordenado peloCentro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No evento evento de lançamento da campanha, que ocorreu durante o 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, em João Pessoa (PB), foi apresentado o PAN Papagaios e os principais resultados dos projetos de conservação de espécies como o papagaio-charão, o papagaio-verdadeiro, o chauá, o papagaio-de-peito-roxo e o papagaio-de-cara-roxa.

Estavam presentes representantes do Cemave, Parque das Aves, Fundação Neotrópica, Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e a Fundação Grupo Boticário, que abordou o apoio dado a projetos vinculados ao PAN Papagaios.

Para reforçar a campanha, será elabroado um site com informações sobre as espécies e as ações realizadas para proteção delas. Além disso, a SZB pretende organizar uma campanha de crowdfunding a fim de arrecadar recursos para produzir materiais educativos e de divulgação da campanha em zoológicos, escolas e projetos. Tudo isso será feito conjunto com as instituições de conservação de papagaios.

Ainda durante o evento, pesquisadores, gestores e profissionais da área de conservação realizaram a oficina para quinta monitoria e avaliação final do Plano Nacional para a Conservação dos Papagaios Ameaçados da Mata Atlântica, visando avaliar todas as ações propostas pelo plano para planejar um novo ciclo de mais cinco anos.



Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário