Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 6 de abril de 2018

PLACA DE VIDRO FOTOVOLTAICO PODE CONVERTER ENERGIA SOLAR EM ELETRICIDADE


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriram um novo material que poderá ser utilizado para transformar calor em energia elétrica. Inicialmente o projeto do “vidro inteligente”, foi feito para mudar de cor e opacidade conforme a incidência de raios solares, porém, os pesquisadores descobriram durante os testes que poderiam utilizar o material para transformar o calor da luz solar em eletricidade e mantar a características do vidro intacta.
O vidro é revestido por um líquido semicondutor que contém diversos compostos químicos, como césio e iodeto de chumbo. Por ser totalmente transparente em temperatura ambiente, ele permite a passagem de 82% da luz que chega até ele, no entanto, quando aquecido até 105ºC, o vidro passa a ter uma coloração alaranjada e se torna mais opaco, deixando passar apenas 35% da luz.

Segundo estudo realizado pelos pesquisadores, a longo prazo o material transparente pode ser usado para substituir a maioria dos painéis tradicionais, criando prédios e carros capazes de gerar sua própria eletricidade. Por exemplo, um prédio comercial revestido com esse vidro gastaria menos energia com ar condicionado, gerando mais economia.

A equipe de pesquisadores terá que enfrentar diversos desafios neste projeto! Um deles é conseguir aumentar a eficiência do vidro, pois até então ele só converte cerca de 7% da energia que chega até ela em energia elétrica aproveitável. O professor Peidong Yang, líder da equipe de pesquisa, afirma que o mínimo para que ele seja economicamente viável seria 10% de conversão.


Outra melhoria que os pesquisadores pretendem fazer é reduzir a fronteira de temperatura a partir da qual o vidro começa a gerar energia. Atualmente, a temperatura está em 221ºF (105ºC), porém os cientistas pretendem baixá-la até 122ºF (50ºC), pois segundo eles, está é a temperatura que um painel de vidro na lateral de um prédio comercial atinge.

O fator estético também será modificado pelos pesquisadores, até o momento, o vidro fica nas cores vermelho, laranja ou marrom quando aquecido. Porém, como designers e arquitetos são alguns dos possíveis interessados no produto, a equipe quer fazer modelos de outras cores, para que atenda diversos gostos. Para isso, existe duas soluções, uma delas é usar outro tipo de perovskita, um dos componentes químicos do vidro, ou então usar tipos de corante no vidro.

Os pesquisadores estão trabalhando para que a tecnologia comece a produzir eletricidade a partir de 50 °C ou 60 °C, que já é considerado uma temperatura útil e eficaz em regiões quentes, pois a temperatura da superfície de uma janela em um prédio comercial chega a esses números facilmente em um dia ensolarado. Apesar disso, ainda não há previsões de quando essa tecnologia irá se tornar comercialmente viável.

Pesquisas estão descobrindo muita tecnologia nos vidros capazes de gerar eletricidade, por exemplo, a célula fotovoltaica transparente que pode transformar janelas em painel solar, e também as janelas inteligentes que captam energia e mudam de opacidade, são frutos dessas inovações a partir de vidros inteligentes.

Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.

Imagens: Divulgação/Portal Solar 
Fonte: Portal Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário