A energia solar no Rio Grande do Sul vem crescendo de forma constante nos últimos anos. Em 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) liberou uma portaria que regula o sistema de microgeração individual de energia, a partir de fontes renováveis, como por exemplo, o sistema fotovoltaico com placa solar.
De acordo com a Aneel, 1.491 unidades consumidoras possuem instalações de sistema de energia solar em seus imóveis. Além disso, a possibilidade de utilizar a sobra de energia gerada em outro imóvel do mesmo consumidor, o Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 1.706 unidades consumidoras de energia solar, que recebem cerca de 10% de valorização.
A energia solar é uma fonte limpa e renovável que gera economia no bolso de muitos consumidores das regiões do Rio Grande do Sul, por exemplo, a região do Vale do Rio Pardo atualmente concentra 18,8% de todas as fontes desse tipo no Estado, o que equivale a 472 projetos de um total de 2.505.
Já em Santa Cruz do Sul são 214 unidades, e a tendência desses números é aumentar cada vez mais. Neste ano, a projeção da RGE Sul é que Santa Cruz tenha 250 novas unidades de microgeração. A região registrou um aumento de 333% na busca por este recurso solar, entre 2016 e o ano passado. O número de ligações de redes solares passou de 75 para 325. Santa Cruz do Sul ficou conhecida como ‘’capital dos painéis solares’’ justamente por possuir muito destes sistemas.
Em 2013, o município Mato Leitão foi o primeiro a aderir ao sistema, quando uma única unidade foi instalada. Atualmente existem fontes solares em muitos municípios do Estado: Arroio do Meio, Candelária, Estrela, Imigrante, Lajeado, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Até o final deste ano, estima-se que 500 novos projetos sejam realizados nesses municípios. Considerando todas as unidades conectadas na região, 1.750 pessoas são abastecidas com a potência de 6.000 kilowatts gerada pelos sistemas solares. Conforme acontecer a expansão, o número de pessoas atendidas irá saltar para 4 mil, número que corresponde a um município do tamanho de Vale Verde que possui 3.448 habitantes.
No ano passado a escola de ensino médio José Luchese, no Rio Grande do Sul, foi premiada pelo IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina), recebendo o Selo de Energia Solar, devido a instalação de painéis solares que abastecem toda a escola. Outro acontecimento relacionado a energia solar no Estado, foi a instalação da primeira usina de energia solar na pequena cidade de Boa Vista das Missões, no Rio Grande do Sul, em dezembro de 2016.
O Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário