A Austrália é um país que conta com bastantes horas de sol ao seu dispor e esse fator pode ser aproveitado e rentabilizado pelos painéis solares. Para o ano de 2018, o país quer uma grande transição para energias renováveis e demonstra potencial para duplicar a energia solar. Um dos motivos para isso é que o local é uma das zonas do planeta mais afetadas pelos efeitos negativos do aquecimento global.
Em Janeiro de 2018, as instalações de painéis solares em telhados de residências do país aumentaram para 69% em comparação a Janeiro do ano passado. Este aumento do consumo de energia solar é resultado de instalações de painéis solares. Além disso, existem companhias privadas que estudam novos projetos capazes de avançar em curto prazo com instalações maiores, como por exemplo, em indústrias.
Um novo projeto de usina na Austrália será a maior do mundo no modelo de exploração da energia solar concentrada, com apenas uma torre. Construído pela Solar Reserve, a usina chamada de Aurora Solar Energy Project terá capacidade de gerar 150 megawatts. O projeto está previsto para ser concluído em 2020.
A usina será capaz de gerar cerca de 495 giga watts de eletricidade por ano, o que será suficiente para abastecer até 90 mil famílias. Este valor suprirá cerca de 5% das necessidades totais de eletricidade da região em que o empreendimento está sendo construído, no sul do país.
A nova usina funcionará com heliostatos que refletem a luz do sol para uma torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido que em contato com a água produz vapor em seu interior. Este vapor aciona as turbinas e os geradores de eletricidade. Para reter o calor e funcionar 24 horas, mesmo com pouca radiação solar, as usinas utilizam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico capazes de manter milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.
A tecnologia do sal fundido pode armazenar 1.100 MW de energia, que significa cerca de oito horas de armazenamento de saída máxima. Com isso, a usina terá capacidade de produzir eletricidade continuamente, mesmo no período noturno. As fontes de energia renovável representam mais de 40% da eletricidade gerada no Sul da Austrália, a partir do momento que o sistema solar se tornar um fornecedor de energia mais utilizado os preços irão cair.
O Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário