A maior estrada solar está em construção em Jinan, capital da província de Shandong, na China. Desenvolvida pela Qilu Transportation Development Group, um quilômetro da via expressa já está funcionando para testes. A rodovia sustentável conta com uma área de 5.875 m² de painéis solares, uma estrutura com capacidade de gerar energia suficiente para 800 residências.
O chão da nova estrada conta com três camadas: a primeira camada isolante na parte inferior, no meio são painéis fotovoltaicos, que transformam a luz em energia, e por último o concreto transparente na parte superior. O designer de projetos Zhang Hongchao, afirma que a estrada é capaz de suportar 10 vezes mais pressão do que as estradas normais de asfalto e a estimativa é que a área gere um milhão de quilowatts-hora de eletricidade em um ano.
O projeto também pretende usar a tecnologia para iluminação da rodovia, em letreiros digitais e até mesmo para um sistema de derretimento de neve. Futuramente, o projeto deverá ganhar melhorias, como por exemplo, recarga sem fio de veículos elétricos e o fornecimento de conexão com a internet.
O projeto tem tudo para ser um sucesso, apesar do alto custo. Os especialistas dizem que o valor do projeto é um dos principais empecilhos para a expansão do projeto. Cada metro quadrado da estrada tecnológica custou aproximadamente US$ 458, valor muito maior em comparação com o asfalto tradicional.
O chão da nova estrada conta com três camadas: a primeira camada isolante na parte inferior, no meio são painéis fotovoltaicos, que transformam a luz em energia, e por último o concreto transparente na parte superior. O designer de projetos Zhang Hongchao, afirma que a estrada é capaz de suportar 10 vezes mais pressão do que as estradas normais de asfalto e a estimativa é que a área gere um milhão de quilowatts-hora de eletricidade em um ano.
O projeto também pretende usar a tecnologia para iluminação da rodovia, em letreiros digitais e até mesmo para um sistema de derretimento de neve. Futuramente, o projeto deverá ganhar melhorias, como por exemplo, recarga sem fio de veículos elétricos e o fornecimento de conexão com a internet.
O projeto tem tudo para ser um sucesso, apesar do alto custo. Os especialistas dizem que o valor do projeto é um dos principais empecilhos para a expansão do projeto. Cada metro quadrado da estrada tecnológica custou aproximadamente US$ 458, valor muito maior em comparação com o asfalto tradicional.
Segundo a última análise sobre o mercado de energia renovável divulgada pela Agência Internacional de Energia (AIE), o país asiático representa quase metade da expansão global da energia solar. A Agência Internacional de Energia acredita que as fontes renováveis continuarão crescendo com força nos próximos anos e até 2022 a capacidade de energia renovável deverá aumentar em 43%.
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