Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESPÍRITO SANTO VAI ADERIR CONVÊNIO QUE ISENTA COBRANÇA DE ICMS PARA ENERGIA SOLAR


Atualmente, o Brasil possui 18.214 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, através dessas redes é possível gerar uma economia e engajamento ambiental a 20.518 unidades consumidoras, totalizando mais de R$ 1,33 bilhões em investimentos desde 2012, distribuídos ao redor de todas as regiões do país. A novidade é que o Estado de Espírito Santo vai aderir a um convênio que isenta cobrança de ICMS para energia solar.
Recentemente, o Estado de Espírito Santo solicitou adesão ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permite isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para os produtores de energia fotovoltaica.

A fonte solar fotovoltaica é baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma limpa e sustentável. O convênio está em vigor desde o ano de 2015 e o Espírito Santo é um dos quatro estados do Brasil que ainda não fazem parte. O Espírito Santo conta com 520 micro e mini geradores de energia fotovoltaica em um universo de 1,7 milhões de produtores de energia.

O convênio isenta a cobrança de ICMS a energia elétrica gerada para consumo próprio através de fontes limpas e renováveis. Até o momento, 23 estados brasileiros já aderiram ao Convênio ICMS16/2015 e com isso mais de 177,7 milhões de brasileiros foram beneficiados, cerca de 87,4% do País.

As pessoas do estado de Espírito Santo que geram a sua energia através dos micros e mini geradores injetam energia na rede da distribuidora e tem uma devolução para o consumo através dos créditos energéticos, usados para abater na energia consumida da rede nos horários sem geração. Porém, até então essa energia devolvida era onerada da cobrança do ICMS, que no estado é de 25%. Quando o estado aderir ao convênio, essa cobrança não vai mais existir, e os consumidores terão sua energia produzida livre de impostos, pois o PIS e COFINS já são isentados a nível nacional.

O secretário de estado da Fazenda, Bruno Funchal, diz que o Estado de Espírito Santo resolveu aderir ao convênio 16/2015, do Confaz para estimular este tipo de mercado, que tem como objetivo desenvolver uma nova matriz energética limpa, com novas tecnologias e inovação. O Espírito Santo sabe que sustentabilidade tanto energética, quanto de meio ambiente é uma questão bastante relevante.

Existe um processo de aprovação de entrada do Estado no convênio, são duas etapas: após pedir a adesão ao convênio, o Confaz tem que aprovar. A votação vai acontecer em breve, na reunião do Confaz em Vitória. Depois, será necessário um Projeto de Lei, ou seja, uma lei estadual para permitir a desoneração do ICMS para os produtores de energia solar. Estima-se que todo o processo seja concluído em fevereiro de 2018.

O governo brasileiro já apresentou outro plano de energia solar, o que mostra que o país está desenvolvendo ações para difundir a energia solar. A energia solar é a fonte energética que mais cresce no mundo e com esses projetos vamos acompanhar este crescimento e fazer parte do mesmo.

O Portal Solar é o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.

Foto: ecoenergiafutura - CC0 Creative Commons - Public Domain - Pixabay.com
Fonte: Portal Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário