Os alunos e professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Osasco, trabalharam meses em um projeto para impedir a reprodução do mosquito da dengue em lugares com água parada. A solução criada por eles foi um aparelho que afoga a larva do mosquito. Batizado de Flutuador Autônomo de Controle de Larvas do Aedes Aegypti, funciona produzindo ondulações e bolhas que geram um tipo de turbulência que impede as larvas de chegarem à superfície da água para respirar, com isso, elas acabam morrendo afogadas.
O projeto foi realizado por alunos com a ajuda dos professores André Rosa Ferreira e Carlos Alberto de Freitas. Os alunos responsáveis pelo projeto são do curso superior tecnológico de Manutenção Industrial e o aparelho afogador do mosquito da dengue foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso. Esse experimento foi um dos finalistas da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.
O modelo que afoga mosquitos da dengue foi inspirado em um aparelho contra a malária feito por um pesquisador indiano. O dispositivo criado pelos estudantes utiliza a energia solar! Eles relatam que uma das vantagens de utilizar a energia limpa é o baixo custo na construção do equipamento. A placa fotovoltaica instalada fornece energia para o funcionamento do aparelho e, ao mesmo tempo, carrega uma bateria de lítio, que vai alimentar o flutuador durante o período da noite.
Para construir o protótipo do aparelho, os jovens disseram que gastaram apenas R$ 90,00 reais. Em grande produção o custo deve diminuir ainda mais, se tornando mais acessível! Sobre a potência e funcionamento do aparelho, os alunos explicaram que o dispositivo tem um raio de ação de 2,5 metros, que pode ser ampliado conforme a potência da bomba de ar. O equipamento possui também um dispositivo ultrassônico, que funciona como repelente para que mosquitos não depositem ovos na água.
O protótipo testado no Laboratório de Parasitologia do Instituto Butantã, centro paulista de pesquisa biológica ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, eliminou mais de 30 larvas em duas horas. O Flutuador Autônomo de Controle de Larvas do Aedes Aegypti poderá ser utilizado em espaços públicos e particulares que tenham espelhos d’água, fontes, chafarizes e outros locais com acúmulo de água.
Na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em seu novo formato, totalmente virtual, os alunos enxergaram uma oportunidade de dar visibilidade ao projeto em busca de parceiros que ajudem a lançar no mercado um novo produto capaz de salvar vidas. Os alunos concorrem na Categoria 6 - Tecnologia Industrial Elétrica, disputando prêmios de melhor vídeo e votação popular.
O Portal Solar, primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Trabalha para expandir o uso da energia solar fotovoltaica no País e buscamos trazer novidades do setor para os nossos usuários. Procura acompanhar todas as iniciativas do uso das energias renováveis. Ajuda os clientes a entender e encontrar as melhores soluções do mercado em relação à energia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar.
Foto: Divulgação
Fonte: Portal Solar
Nenhum comentário:
Postar um comentário