A cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, atualmente conta com 2.400 pontos de ônibus, porém, destes pontos de ônibus, apenas 800 possuem abrigo. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as pessoas que utilizam os ônibus ficam vulneráveis ao sol e a chuva enquanto esperam pelo transporte público, uma situação bastante desconfortável para os usuários.
De acordo com Nicolau Budib, diretor da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a ideia é que mais pontos climatizados sejam construídos e instalados na capital. Segundo o diretor, este é o primeiro de outros muitos pontos de ônibus que poderão ser reformados na região central. Além da melhoria nos pontos, a prefeitura também pretende melhorar as condições dos veículos.
No Brasil, alguns estudantes do curso técnico de Edificações, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), localizado em Jequié, centro sul do município da Bahia, também tiveram uma ideia parecida e desenvolveram um projeto de ponto de ônibus sustentável, climatizado e iluminado por meio de energia solar. A iniciativa dos alunos também promove a melhoria da qualidade de vida da população e é voltada à sustentabilidade socioambiental.
Para a instalação do ponto, o projeto dos alunos propõe uma estrutura de aço galvanizado e policarbonato no teto que ajudarão a reduzir a exposição aos raios UV e UVA. A estrutura também receberá um kit de placas solares com inversores de energia, controlador de carga, bateria estacionária, vidros temperados para proteção de condições climáticas ruins e um umidificador para climatizar o ambiente.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o município de Perris, na Califórnia, se destacou ao gerar 25% da eletricidade dos semáforos a partir da energia solar captada por placas solares nos pontos de ônibus. Atuando como verdadeiras usinas em miniatura, seis unidades retêm a luz solar e a reaproveitam para uso em área pública. A vantagem é que mesmo com tanta modernidade, os custos das estruturas são acessíveis e ainda preservam os recursos naturais.
Já em Dubai, o sol em abundância é aproveitado para a instalação de árvores artificiais e tecnológicas. Elas funcionam como estações de recarga, oferecendo Wi-Fi e muita sombra aos moradores. Tudo isso utilizando energia solar, que tem se mostrado um investimento vantajoso e uma grande tendência a nível mundial.
O Portal Solar procura difundir e viabilizar notícias e curiosidades sobre a energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. Dessa maneira ajuda os seus usuários a entender e a encontrar as melhores soluções do mercado. No site você ainda encontra mais detalhes sobre aenergia solar, captação de energia solar, placas fotovoltaicas, painéis fotovoltaicos e gerador de energia solar. Portanto, se desejar receber mais notícias e se manter por dentro desse universo, não deixe de acompanhar!
Imagens divulgação Portal Solar
Fonte: Portal Solar
Nenhum comentário:
Postar um comentário