Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A FONTE ENERGÉTICA QUE MAIS CRESCE NO MUNDO É A ENERGIA SOLAR


Recentemente a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), divulgou um relatório que mostrou o quanto o crescimento de diversas fontes de energia limpa avançou em todo o mundo! O que surpreendeu a todos, foi o fato das energias renováveis , em destaque, a energia solar, estar crescendo mais rápido do que combustíveis não renováveis.
Em 2016, a energia solar cresceu cerca de 50%, passando o crescimento do carvão, que atualmente é o maior criador de energia. A instalação de painéis fotovoltaicos também cresceu 125% no ano passado. De todo o volume de energia gerado no planeta, placas fotovoltaicas de energia solar são responsáveis por 74 gigawatts de potência a mais no mundo.

Toda essa expansão teve maior registro na China, devido ao impulso de políticas governamentais e queda do preço dessa tecnologia. A China é um país exemplo que está buscando diminuir o uso do carvão, assim acaba por diminuir a destruição do meio ambiente e a poluição do ar.

As energias renováveis, em geral, como, energia solar, eólica e hidrelétrica, geraram mais de 164 gigawatts no ano de 2016, liderando o crescimento, já que carvão e gás geraram juntos apenas 84 gigawatts. O uso da energia solar está crescendo em muitos países, a quantidade de eletricidade gerada por meio de painéis solares deve se tornar até 6 vezes maior até 2030. Isso devido ao custo da tecnologia que está menor em comparação ao gás natural e usinas de carvão.

A IEA - Agência Internacional de Energia também divulgou dados sobre o Brasil. Entre o ano de 2011 e 2016, a capacidade de geração de energia renovável no nosso país cresceu em 32 gigawatts. A expectativa é de que, até 2022, esse número chegue a 21 gigawatts. No entanto, a IEA informou que os países que lideram a expansão desse setor nos próximos cinco anos são a China, Índia e Estados Unidos.

Por volta do ano de 2025 o custo médio da eletricidade gerada por sistema fotovoltaico deve cair até 59%. Estima-se que até o ano de 2050 a energia solar será a maior fonte mundial de eletricidade. Com isso, a geração de energia solar, limpa e renovável será a forma mais barata de produzir energia. Além disso, o crescimento da capacidade fotovoltaica solar será maior que o de qualquer outra tecnologia renovável até 2022.

A transição de combustíveis não renováveis para energias renováveis está bastante avançada, e a energia solar está desempenhando um papel fundamental na conservação do meio ambiente, e até mesmo na economia. A AIE estima que cerca de 1.000 gigawatts em energias renováveis serão instalados nos próximos cinco anos.

O Portal Solar, está acompanhando todo esse avanço da energia solar e sabemos que esta tecnologia é a melhor escolha. Veja como será o futuro da energia solar no Brasil. Trabalha para difundir o uso da energia solar e placas solares em nosso país! 



Foto: torstensimon - CC0 Creative Commons - Pixabay
Fonte: Portal Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário