Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil |
O Reflora tem objetivo de resgatar dados e amostras de plantas brasileiras depositadas em museus e instituições estrangeiras. Cerca de 959 mil imagens foram repatriadas de herbários fora do País.
O programa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O repatriamento de imagens da flora brasileira já foi feito de oito herbários estrangeiros: Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o local onde fica a base física do Herbário Virtual Reflora. A instituição é também a responsável pelo recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação on-line das imagens.
O sistema permite aos taxonomistas realizar novas determinações on-line, realizar buscas direcionadas, indicar possíveis duplicatas, salvar o histórico das determinações, gerar relatórios periódicos com novas determinações para instituições parceiras, dentre outras funcionalidades.
Programa Reflora
O principal objetivo do programa Reflora é resgatar imagens de espécies da flora brasileira depositadas em herbários estrangeiros, para a construção do Herbário Virtual Reflora.
Imagens e informações textuais provenientes do repatriamento são disponibilizadas para a comunidade científica e público em geral. O mesmo vale para imagens e informações do acervo do herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Mctic e do Programa Reflora
Nenhum comentário:
Postar um comentário