Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

segunda-feira, 6 de março de 2017

A cidade de Canela tem parquímetros movidos a energia solar

Foto: Portal Solar
A região das cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são conhecidas como a Europa brasileira. Afinal de contas, chamam a atenção por sua arquitetura típica, ruas bem planejadas e limpas, além de toda a tradição e rotas turísticas que cercam os municípios.

Agora, Canela tem um motivo a mais para ser considerada uma cidade e tanto: algumas das suas principais vias estão recebendo, desde o final do ano passado, uma solução sustentável que gerencia de forma inteligente vagas de estacionamento do tipo rotativo público.

Trata-se do Parquímetro Street, uma tecnologia desenvolvia por energia solar que irá controlar quase 700 vagas do município gaúcho. A tecnologia é desenvolvida pela Digicon e será operada pela empresa Rek Parking.

Esse novo produto que utiliza placas solares promete que os usuários consigam efetuar o pagamento por moedas ou então por cartões pré-pagos e recarregáveis, que podem ser adquiridos em pontos autorizados. Além disso, os créditos também poderão ser adquiridos por meio de monitores, em postos credenciados e no aplicativo por meio do uso de smartphones.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a tecnologia que utiliza placa fotovoltaica conta com um painel solar de 5 watts, que amplia a autonomia de operação das baterias. Além disso, o equipamento de energia solar também recebe um teclado capacitivo para digitação da placa veículo e comunicação de dados via tecnologia celular.

Todas as informações do sistema, como arrecadação, alarmes e eventuais falhas nos equipamentos são enviadas diretamente para uma central especializada para resolver problemas dos usuários.

Vale ainda destacar que, na região da Serra Gaúcha, o Parquímetro Street também está presente nas famosas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa e Gramado.

No total do Sul do País, são aproximadamente 250 equipamentos que utilizam placas fotovoltaicas. Já no Brasil são quase quatro mil Parquímetros Street implantados em 80 municípios, fazendo a gestão de aproximadamente 100 mil vagas.

Recentemente, a Digicon iniciou a instalação de parquímetros com placas de energia solar em Petrópolis, cidade com aproximadamente 300 mil habitantes próxima ao Rio de Janeiro.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, na primeira fase serão instalados 50 equipamentos, que irão gerenciar aproximadamente 1,7 mil vagas em 36 ruas do município carioca.

Os equipamentos com placa solar contam com tecnologia que, por meio de um painel, captam a energia solar. Além disso, assim como os de Canela, também recebem de teclado alfanumérico que permite a digitação de informações como a placa do veículo, vagas e/ou setor.




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário