Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sábado, 20 de agosto de 2016

Países lançam campanha para criação de Santuário de Baleias


Brasil, África do Sul, Argentina, Gabão e Uruguai lançaram, na noite desta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, uma campanha pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul. A proposta quer sensibilizar a comunidade internacional para aprovar uma área de conservação dos animais que habitam o oceano Atlântico.

O engajamento da sociedade ocorrerá por meio das redes sociais, com ahashtag #SantuarioEuApoio e de um grande abaixo-assinado. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou que a campanha tem a intenção de captar votos de países ainda indecisos em relação à criação do Santuário, que será decidida pela comunidade internacional em outubro.

“Temos vários aliados e queremos que a sensibilidade em todo o mundo defenda as baleias”, declarou o ministro.

Valor Associado

Os países parceiros enfatizaram a importância dos mamíferos marinhos para o equilíbrio ambiental. “Esses animais têm um valor associado e significam muito mais para a sociedade estando vivos do que mortos”, destacou o comissário do Uruguai junto à Comissão Internacional Baleeira (CIB), Carlos Alberto Brianza. “A aplicação efetiva do Santuário consiste no que as baleias podem contribuir em termo de ciência”, afirmou o comissário do Gabão junto à CIB, Jaques Mikel.

A proposta do Santuário é estimular a pesquisa não letal e não extrativa coordenada no Atlântico Sul. Entre os objetivos, estão o desenvolvimento do uso econômico sustentável pelas comunidades costeiras na região e a integração dos esforços de gestão e estratégias de conservação em uma estrutura cooperativa. “O turismo de observação também é um grande atrativo”, citou o comissário da Argentina junto à CIB, Juan Pablo Paniego.

A versão atualizada da proposta de criação do Santuário será reapresentada pelo Brasil e pelos países parceiros na próxima reunião da CIB, que ocorrerá entre 20 e 28 de outubro, em Portoroz, na Eslovênia.

No documento, foi incluído o Plano de Manejo do Santuário, conforme as recomendações do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira, referendado em junho deste ano no último encontro do comitê.



Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário