sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Inscrições abertas para curso de anilhamento de aves
Estão abertas até 23 de setembro as inscrições para o Curso de Anilhamento de Aves Silvestres, que ocorrerá no Parque Nacional de Brasília, entre os dias 17 e 21 de outubro. O treinamento vai abordar as principais técnicas de marcação de aves e suas aplicações na pesquisa e monitoramento de aves silvestres. São oferecidas 15 vagas.
O curso é dirigido a estudantes e profissionais de biologia ou áreas afins que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa e monitoramento de aves em áreas consideradas importantes para conservação dessas espécies aves no Brasil.
Básico
Como trata-se de um curso básico de anilhamento, não serão aceitas inscrições de anilhadores sêniores, uma vez que estes já possuem domínio da técnica de anilhamento. Além disso, por se tratar de um curso de introdução à técnica de anilhamento, com carga horária reduzida (40 horas), a participação do aluno não o habilitará a se tornar um anilhador sênior.
O curso é organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A divulgação da lista dos selecionados será feita no dia 27 de setembro (até às 18h).
Os candidatos selecionados deverão confirmar participação pelo e-mail cemave.inscricoes@gmail.com, até às 23 horas e 59 minuto (horário oficial de Brasília/DF) do dia 10 de outubro. Em caso de desistência, será convocado o primeiro suplente da relação.
Gratuito
O curso é gratuito. Para se inscrever, os interessados devem apresentar carta de intenções, currículo ou endereço do curriculo lattes (CNPq). Será admitida a inscrição com o envio da documentação solicitada somente via internet, pelo endereçocemave.inscricoes@gmail.com, entre o período de 12/09 até as 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília/DF) do dia 23 de setembro .Não serão consideradas as inscrições que tiverem documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido.
A seleção ocorrerá mediante análise da carta de intenções e currículo. Serão priorizados os profissionais de Biologia e áreas afins, que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa e monitoramento de aves em áreas consideradas importantes para conservação dessas espécies e em locais com lacunas de conhecimento, sobretudo, das espécies ameaçadas de extinção.
Parque de Brasília
O curso será realizado integralmente no Parque Nacional de Brasília, sendo composto de aulas teóricas e práticas em campo. Para isso, todos os participantes deverão custear suas despesas de transporte, alimentação e hospedagem.
Nos dias das práticas de campo, os participantes deverão estar no Parque Nacional de Brasília (Base do Cemave/Brasília), às 5h30. Cada participante será responsável por seu deslocamento entre o local do curso, hotel, locais para alimentação.
Os organizadores pedem que cada participante traga em sua bagagem os seguintes materiais: protetor solar, repelente, tênis ou bota de campo, roupas para campo em cores em tons fechados, perneira, capa de chuva, lanterna de cabeça ou de mão e demais itens pessoais necessários para prática de campo.
Os organizadores sugerem ainda que, caso disponham, os alunos levem também binóculos e máquina fotográfica, uma vez que estão previstos alguns momentos para observação de aves no parque durante o curso.
Serviço:
Clique aqui para obter mais detalhes sobre o curso.
Fonte: ICMBio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário