Foto: ICMBio |
Mais de 3 mil cabeças de gado foram retiradas de áreas de preservação permanente (APP) e áreas de reserva legal (RL), ambas localizadas no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, unidade de conservação (UC) federal situada entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. De acordo a coordenação de proteção da APA, toda a operação transcorreu pacificamente, sem resistências dos proprietários rurais e dos moradores dos assentamentos.
Segundo o chefe da UC, Erick Xavier, parte fundamental do sucesso da operação se deve ao esforço da Prefeitura Municipal de Taquarussu em orientar e informar os produtores rurais quanto à importância de garantir a integridade das áreas legalmente protegidas. "Muito além das multas, das apreensões e das sanções de embargo, o mais importante é que agora, sem a presença do gado, essas áreas poderão começar a se regenerar e cumprir a sua função ecológica", ressaltou.
Pecuarista reincidente
A Operação Veredas é um desdobramento da ação, realizada no mês de junho, que resultou em uma multa de R$ 6 milhões aplicada a um infrator reincidente da região, conhecido por descumprir notificações e acumular multas de diversos órgãos. Veja a matéria divulgada pelo ICMBio a respeito dessa ação aqui.
“Como a situação era muito grave, nós voltamos para verificar se o embargo havia sido cumprido e contatamos que havia outras áreas com presença de gado”, explicou Erick. Ainda de acordo com o chefe da APA, com o prosseguimento da fiscalização os valores das multas já alcançam R$ 8.610 milhões. Segundo dados da coordenação de proteção da APA, foram embargados 862 hectares de fazendas com irregularidades.
Além dos prejuízos à vegetação nativa para conversão em pastagem, a Operação Veredas identificou canais de drenagem irregulares abertos no interior de áreas de reserva legal. Para evitar a continuidade dos danos às áreas úmidas e às veredas, a retroescavadeira que realizava a abertura dos canais foi apreendida durante a ação. Diligências também foram realizadas em assentamentos rurais e em outras fazendas de Taquarussu. Parte das vistorias tem como objetivo atender os Ministérios Públicos Estadual e Federal e, segundo a equipe da APA, estão previstas mais ações de fiscalização na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário