Foto: ICMBio |
A celebração foi idealizada para proporcionar aos visitantes uma maior experiência com a riqueza da biodiversidade presente na floresta, fomentando a conscientização sobre o programa de uso público e a preservação ambiental, além de dar visibilidade às atividades de gestão do ICMBio nas unidades de conservação (UCs) que integram o Mosaico de Carajás. O evento também contou com a participação voluntária de guias de turismo da Cooperativa Cooperture.
Atividades comemorativas
A programação do evento incluiu atividades no Centro de Visitantes, onde o espaço foi aberto para a visitação das coleções de insetos (entomológica), madeira (xiloteca), sementes e animais. Os visitantes conheceram ainda a exposição geológica, com amostras de rochas, minérios e evidências arqueológicas encontrados no Mosaico de Carajás, bem como as exposições do Projeto Arara Azul Grande e as atividades sustentáveis desenvolvidas no interior da Floresta Nacional de Carajás através de cooperativas.
Também foram exibidos curtas-metragens relacionados à gestão do ICMBio nas unidades de conservação, além de alguns registros de reportagens sobre o Mosaico. Os organizadores registraram a presença de mais de 2 mil pessoas durante a programação.
O circuito ecológico, por sua vez, foi realizado na Trilha Lagoa da Mata, uma das atrações turísticas mais procuradas na UC e bastante utilizada para atividades de visitação guiada e educação ambiental. Na trilha, o visitante tem contato com as espécies arbóreas mais comuns na unidade, conhecem áreas de reintrodução de flora e a lagoa sazonal, formada a partir do escoamento das águas da chuva da vegetação do seu entorno. No total, 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram do circuito. Esta atividade proporcionou a interação de famílias inteiras e grupos de jovens com a diversidade da fauna e flora amazônicas.
Centro de Visitantes do Mosaico de Carajás
Por meio de um convênio de compensação ambiental, uma equipe de colaboradores foi contratada para apoiar a gestão do ICMBio nas unidades de conservação que compõem o Mosaico de Carajás, atuando nos programas de uso público e educação ambiental e dando maior visibilidade às ações de integração com as comunidades do seu entorno. O Mosaico de Carajás é composto pelas seguintes UCs federais, todas localizadas no estado do Pará: Floresta Nacional de Carajás, Reserva Biológica do Tapirapé, Floresta Nacional do Tapirapé-aquiri, Floresta Nacional do Itacaiunas e Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário